Maria José Cotrim – Editora Gazeta do Cerrado

A corrida pelo Palácio Araguaia neste mandato tampão divide o Tocantins em razão dos vários grupos políticos que estão na disputa. Além do favoritismo de Kátia Abreu ou de Vicentinho Alves, já conhecidos no Estado, ou ainda de Carlos Amastha, também apontado em algumas pesquisas na dianteira do processo eleitoral, algo vem chamando atenção, segundo avaliam articuladores políticos do candidato Mauro Carlesse, atual governador interino: um suposto crescimento da candidatura dele.

Carlesse tem tido mais público em suas agendas e ganhado mais apoios de lideranças e ainda por onde passa, segundo seu time. A reação do contato popular, por exemplo, tem superado expectativas, na visão de quem o acompanha.

O maior momento de sua campanha até agora foi o maior comício realizado em Araguaína onde, segundo os organizadores, reuniu milhares de pessoas. Nas fotos era um verdadeiro mar de gente. Por outro lado, há quem diga que com os maiores líderes da cidade ao seu lado, não era de se esperar algo diferente.

Simples e até sem muito jeito às vezes para falar em público…Carlesse tem se mostrado mais acostumado com os detalhes da campanha e se soltado mais como candidato e isso também estaria chamado atenção por onde ele passa.

Outro aspecto: o linguajar simplão. Por não ser político de carteirinha, Carlesse tem buscado seu jeito próprio de se expressar, mesmo sendo orientado por sua equipe de marketing. Quando se atrapalha com as palavras logo usa o bom humor para rebater e acaba ganhando a simpatia, segundo quem acompanha.

O fato é que para quem o subestimava enquanto candidato ele vai ganhando adesões principalmente pelo discurso formatado pelo seu grupo.

Para os aliados, a marca da campanha de Carlesse tem sido a composição de diferentes linhas partidárias e políticos de pensamentos antagônicos que se uniram com o discurso do equilíbrio e da estabilidade política

” Isso ganha as ruas pois parece o mais sensato. A disputa por futuro é em outubro agora o assunto é presente”, disse um dos integrantes da linha de frente da campanha.

Outro aspecto notado é a melhoria da interação pelas redes e ainda os materiais de campanha, como músicas, por exemplo, que tem agradado a militância. Tem um tal de “tu tu tu”, criado pelo marqueteiro de Carlesse, João Neto, que visa popularizar mais a campanha e difundir o número.

Na esfera administrativa, Carlesse tenta ajustar os ponteiros e pouco a pouco, como mostra o Diário Oficial, vai retornando os servidores que exonerou e ocupavam cargos essenciais em áreas importantes da gestão. Além disso, mira os servidores e além de dar as seis horas já prometeu voltar o pagamento para o início do mês. Falta agora negociar com os sindicatos a data-base e demais benefícios.

Carlesse está na linha de frente dos outros candidatos que têm apontado suposto uso da máquina para favorecimento de seus aliados. Para seu grupo, essa é mais uma demonstração de que estão preocupados com a arrancada de seu nome.

Mas os desafios da candidatura de Carlesse são muitos e cada dia é mais decisivo e importante na decisão do eleitor.

(Reprodução)