Com a paralisação de caminhoneiros que ocorre no país, causando falhas no fornecimento de combustíveis no Tocantins e demais estados do Brasil, situação que já vem sendo monitorada pela Prefeitura de Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adotará algumas medidas para que o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital não seja prejudicado.

Sabendo que muitos trabalhadores da Rede estão sem acesso a combustíveis, a gestão optou por tomar medidas de caráter preventivo. Uma delas será mudança no horário de atendimento dos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs), da Policlínica de Taquaralto, Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde (Amas), Crefisul, Henfil e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) que a partir desta segunda-feira, 28, atenderá das 8 às 14 horas, com exceção das unidades de Taquaruçu e Buritirana que permanecerão com funcionamento normal (8 às 17h). Neste período os Agentes Comunitários de Saúde darão um reforço a mais aos atendimentos nos CSCs.

Destacamos que a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses e a Vigilância Sanitária também funcionarão das 8 às 14 horas. Para os serviços de urgência e emergência como as Unidades de Pronto Atendimento UPAs Norte e Sul, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Centro de Atenção Psicossocial AD (Caps AD) irão funcionar 24 horas.

O atendimento na sede da Semus e da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) ocorrerá também das 8 às 14 horas. Vale lembrar que as atividades pedagógicas da Escola de Saúde serão suspensas esta semana.

O secretário de Saúde, Whisllay Bastos, explicou que o momento agora é de união e esforço de todos para que a população não seja prejudicada por falta de atendimento. “Precisamos que os nossos servidores colaborem. Gostaria de contar com o apoio de todos para a Rede não ficar descoberta”, pediu o secretário lembrando que o transporte público funcionará normalmente com redução de 5% como já adiantou a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana..

A Semus esclarece que as mudanças nos horários são de caráter provisório, e quando for restabelecido o fornecimento de combustíveis em Palmas, os horários voltarão ao normal.