O governo do Tocantins decretou risco de desastre ambiental por causa de incêndios florestais em várias regiões do estado. Ao todo 11 municípios foram colocados na lista: Almas, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Lizarda, Mateiros, Palmas, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono e Santa Rita do Tocantins.
Em 2017, o Tocantins teve mais de 20 mil focos de queimadas. A maioria dos focos, 8.783, foi registrada no mês de setembro. Em outubro, um grande incêndio florestal devastou várias fazendas, matando mais de 1 mil animais e provocando a morte de um vaqueiro.
Neste ano, até o momento foram registrados 1.059 focos. Um deles foi em Araguaína, norte do Tocantins, nas margens da rodovia BR-153 nesta segunda-feira (4). As chamas se espalharam e assustaram muitos moradores.
O combate foi feito por funcionários terceirizados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As causas do incêndio são desconhecidas e o departamento pediu a colaboração da população para evitar as queimadas.
Nas últimas 24 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 398 focos de incêndios no Tocantins. Confira as cidades com mais focos:
- Lagoa da Confusão – 49
- Pium – 31
- Tocantínia – 26
- Nova Rosalândia – 21
- Bom Jesus do Tocantins – 17
- Formoso do Araguaia – 17
Com o decreto de risco de desastre ambiental, as instituições que fazem a fiscalização, prevenção e combate às queimadas nos municípios estão autorizadas a iniciar atividades de controle de incêndios em matas e às margens de rodovias.
Por G1 Tocantins