Um suposto sargento da Polícia Militar, sem farda, teria ameaçado e agredido durante o evento Batalha do Ginásio na noite dessa terça-feira, 05, no Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, região sul de Palmas.

Segundo relatos, o policial sacudiu sua arma enquanto revistava, agredia e ameaçava alguns jovens.

Conforme testemunhas, o agente ainda chegou a quebrar uma caixa de som utilizada pelo movimento, no local havia crianças e adolescentes acompanhando, que relatam sobre o acontecido. “O agressor começou a revistar um dos meninos e agrediu ele, sem achar nada, ainda fez ameaças contra as pessoas que estavam usufruindo da liberdade de expressão”.

Caixa quebrada pelo policial, utilizada pelo movimento. / Divulgação

O sargento teria solicitado força policial, informando que os jovens estariam envolvidos com tráfico. A Força Tática esteve no local, mas só fizeram o boletim de ocorrência.

Debate

Nesta sexta-feira, 08, às 19h30min,  no Ginásio Airton Senna, acontecerá um debate sobre o abuso da força policial, com outros movimentos como o Cedeca e etc.

A Batalha do Ginásio acontece toda quinta-feira e é realizada pelos jovens e adolescentes da comunidade, segundo relata uma testemunha. “O movimento tem uma extrema importância para os jovens da periferia, temos liberdade de expressão e compartilhamos vivências, por que incomoda tanto quem cuida da nossa segurança?” indagou.

O outro lado

Em nota à Gazeta, a Polícia Militar informou que o agente estava de folga e participava do evento com seu filho. A PM ainda afirmou que após denúncia, será investigado pela Polícia Judiciária Militar.

A Polícia ainda destacou que é essencial o movimento, mas destaca a necessidade de adotar medidas legais para garantir a segurança dos participantes.