A partir dessa sexta-feira, 23, o Serviço Nacional da Indústria (Senai/TO) será um parceiro permanente da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), por meio Sistema Nacional de Emprego (Sine). O Termo de cooperação foi assinado nesta manhã pela a secretária da Setas, Patrícia do Amaral e da diretora do Senai, Márcia Rodrigues.
O acordo faz parte da programação do Dia D, dedicado a atender pessoas com deficiência e os beneficiários reabilitados do INSS, inserindo-as ao mercado de trabalho. “Todas as pessoas são capazes desde que sejam qualificadas, e esta parceria reforça o compromisso do Governo do Estado em preparar ainda mais o nosso trabalhador para um mercado cada vez mais competitivo”, afirmou Patrícia do Amaral.
Já a diretora do Senai caracterizou a assinatura como “um avanço conjunto que potencializará este público-alvo”. Márcia Rodrigues afirmou que os profissionais indicados pelo Sine poderão participar dos cursos da Entidade gratuitamente. Os mesmos não terão nenhuma qualificação diferenciada e participarão das capacitações junto às demais pessoas, haja vista que a ideia é para além da qualificação, inserí-los socialmente.
Abertura
Na abertura do Dia D, pessoas com algum tipo de deficiência mostraram, por meio da arte, suas capacidades apesar das limitações. É o caso da performance de Rita Santana, 40 anos. Apoiada pela APAE, há sete anos chegou ao local em cadeira de roda. Um trabalho de valorização e autoestima feitos pela equipe da Apae ajudaram-na não só a literalmente andar com as próprias pernas, como também transformá-la em uma bailarina. “O que mais gosto na vida é dançar para muita gente”, disse.
Parceria
O Dia D acontecerá durante todo o dia de hoje no Sine (centro), em Palmas e tem como parceiros o Ministério do Trabalho, Senai, 11 empresas que empregarão os profissionais, voluntários diversos e instituições de apoio à pessoa com deficiências.