A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, recebeu o chamado de uma cidadã nesta terça-feira, 03, que desejava entregar um macaco Sagui que foi encontrado ferido. A moradora de Lajeado localizou o animal desmaiado e após proceder com alguns cuidados, entrou em contato com o BPMA para o resgate. O Batalhão de Polícia Militar Ambiental encaminhou, ainda na terça-feira, 3, o animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Por volta das 14 horas, os militares do BPMA foram acionados e se deslocaram à Avenida JK, em Palmas, para atender ao chamado de uma senhora que informou que encontrou o macaco na cidade de Lajeado no dia anterior. Ela fez questão de vir até a Capital para entregá-lo aos órgãos competentes, sendo um exemplo de compromisso e preocupação com o meio ambiente.

A macaquinha, que mesmo em um curto espaço de tempo que esteve com Zelinda Brito recebeu até nome, foi encontrada desmaiada e levada para a sua residência, onde ficou monitorando-a. A mulher escreveu uma carta ao BPMA relatando o ocorrido. “Levei ela para casa, aqueci e fiquei olhando de meia em meia hora, até que ela acordou ainda meio sonolenta”, disse Zelinda.

Os policiais militares receberam o animal e o conduziram para o CETAS em Palmas, onde o animal irá receber os devidos cuidados, para posteriormente ser devolvido à natureza.

Cuidados

 

A PM ressalta que há riscos em capturar animais silvestres e alimentá-los ou medicá-los, sem a orientação de um especialista. O correto é procurar o órgão ambiental mais próximo, o quanto antes, para que se realize a entrega, medida esta adotada corretamente pela cidadã.

Interessados em dicas de segurança e posturas corretasr, nestes casos, poderão agendar entrevista diretamente com o assessor de comunicação do BPMA, Capitão PM Albernaz, através do telefone 3218-2731 ou 3218-2761.