Maria José Cotrim

O deputado estadual Mauro Carlesse a partir de hoje após cerimônia de posse será efetivado governador do Tocantins. Desde abril ele está no cargo em caráter interino. O mandato vai até dezembro deste ano.

Carlesse renuncia ao cargo de deputado estadual para se tornar governador assim como seu vice, Wanderlei Barbosa que também é parlamentar. Com as saídas deles assumirão os deputados Solange Duaulibe e Stalin Bucar.

Carlesse promete manter o mesmo ritmo no governo e não fará grandes alterações na sua equipe de trabalho nas secretarias.

Ele é pre-candidato à reeleição no pleito de outubro mas já afirmou que o foco agora é cuidar da administração do Tocantins.

Com a efetivação de Carlesse algumas questões poderão ser “destravadas” como a questão de pagamentos não prioritários e até a movimentação de servidores comissionados com nomeações e exonerações.

Mauro Carlesse foi escolhido para comandar o Tocantins no segundo turno da Eleição Suplementar, no dia 24 de junho. Ele teve 75,14% dos votos válidos contra 24,86% do senador Vicentinho Alves (PR).

O pleito foi marcado pelos enormes índices de abstenção. Os votos brancos e nulos e os eleitores que nem compareceram para votar somaram 51,83% do total. Mais de 527 mil pessoas não optaram por nenhum dos candidatos. O índice é recorde na história das eleições no estado.