Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Cerca de 300 doses da vacina contra a meningite chegaram em Palmas nesta segunda-feira, 23 e os postos de saúde ficaram lotados. A procura foi tão grande que o produto acabou no dia seguinte. Duas mil crianças que estão no grupo prioritário estão sem a imunização.
Após ter sido questionado sobre a previsão para normalizar as entregas nos Estados, o Ministério da Saúde (MS), afirmou que o repasse da meningocócica está sendo feito de forma reduzida.
Isso aconteceu por conta do atraso na entrega do produto pelo laboratório Fundação Ezequiel Dias (FUNED). O Ministério informou também que a previsão é que tudo volte ao normal no mês de agosto.
Além disso, a orientação é que os municípios que estão com estoque reduzido, realizem o agendamento de vacinação, conforme a disponibilidade das doses.
Na nota enviada à nossa equipe, o órgão ressalta ainda que entre janeiro e julho de 2018, cerca de 3,9 milhões de doses foram distribuídas, desse total, 30,3 mil foram enviadas para o Tocantins.
Veja a nota na íntegra
O Ministério da Saúde informa que a vacina meningocócica C está sendo distribuída aos estados brasileiros, porém de forma reduzida, devido a atrasos na entrega pelo laboratório produto, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED). A previsão é que a situação seja normalizada no próximo mês de agosto, em todo o país. O Ministério da Saúde orienta os municípios que estão com estoque reduzido, realizar o agendamento da vacinação, de acordo com a disponibilidade das doses.
Entre janeiro e julho deste ano, foram enviadas 3,9 milhões de doses da meningocócica C aos estados, sendo 30,3 mil para Tocantins. É importante ressaltar que a entrega dos imunobiológicos é efetuada pela Central de Armazenagem e Distribuição de Insumos Estratégicos (Cenadi), ao longo do mês a todas as Unidades Federadas, e que cabe às secretarias estaduais o abastecimento dos postos de vacinação.