Segue até o dia 30 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação 2016, que tem como objetivo atualizar o cartão de vacinas de crianças e adolescentes com esquema vacinal atrasado.
No último sábado, 24, aconteceu o Dia D, quando todos os postos de saúde do Tocantins estiveram abertos até as 17 horas. Foi uma oportunidade para Ionaldo de Carvalho levar os dois filhos, João Vitor Ferreira e Manuel Ferreira, de oito e 11 anos respectivamente, se vacinarem. “É muito importante esse dia, pois na correria do dia a dia a gente acaba deixando passar algumas vacinas, como a febre amarela, que o meu filho mais velho tomou”, disse.
Já a advogada Khenya Rubia Franco trouxe seu filho de quatro anos, André Franco, para tomar o reforço da poliomielite. “Precisamos sempre estar atualizando o cartão pois só assim prevenimos as doenças. Eu tenho dois filhos e sempre vacino, até porque quando a criança adoece, os pais acabam adoecendo junto. Então, é melhor evitar”, relatou. A campanha pretende colocar em dia os cartões de vacina das crianças menores de cinco anos, de nove anos; e adolescentes de dez a 14 anos.
A enfermeira da Gerência Estadual de Imunização, Greicy Rivello, explicou que apenas a vacina BCG, que necessita de um manuseio diferenciado, e a primeira dose da Vacina Oral contra Poliomielite (VOP) não fazem parte da campanha. Para se vacinar, os menores devem estar acompanhados dos responsáveis e portando o cartão de vacina e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A gerente estadual de Imunização, Rosângela Bezerra, informou que não existe uma meta a ser alcançada pela campanha e que todo o público-alvo deve procurar um posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema de vacina atualizado. “O objetivo da multivacinação é resgatar os não vacinados e contemplar esquemas de vacinação, além de contribuir para redução, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis”, esclareceu.
Conforme o Ministério da Saúde (MS), o Estado de Tocantins recebeu 257,5 mil doses para Campanha de Multivacinação e 19,2 milhões de doses extras de 14 tipos de vacinas.
Fonte: Ascom