Maria José Cotrim
A primeira rodada da Pesquisa Fieto gerou repercussão no meio político. Ela mostrou em todos os cenários uma vantagem numérica do atual governador, Mauro Carlesse seguido por Carlos Amastha do PSB e por Marlon Reis. Os demais candidatos César Simoni e Bernadete Aparecida aparecem com cerca de 1% em alguns cenários.
A atuação do atual Governador Mauro Carlesse foi avaliada por 45% dos entrevistados como regular, na sondagem da Fieto. Procurada por nossa equipe, a assessoria dele informou que o governador não vai se manifestar sobre a pesquisa e que o objetivo no momento é manter o governo funcionando.
O candidato Carlos Amastha do PSB aparece em segundo lugar e disse á nossa equipe que os números superaram sua expectativa. “Esperava aparecer com 27% dos válidos e apareci com 32, foi acima da expectativa. Os dias da pesquisa foram os dias de crise da minha candidatura”, disse. Ele ainda comentou: “Carlesse caiu 20 e eu aumentei 11. “Ele terminou a outra eleição com 74 , está na lua de mel do governo e caiu vinte pontos…Estou feliz”, disse. Sobre a rejeição, ele disse que o índice não representa nada. “Na margem de erro todos ficaram na mesma rejeição”, disse.
Segundo os números da Fieto, Amastha seria o mais rejeitado.
O candidato Marlon Reis, que aparece em terceiro lugar em todos os cenários da pesquisa, afirmou: “As pesquisas no Tocantins nunca retrataram bem o sentimento das ruas e, principalmente, o resultado das urnas. A vitória eleitoral é definida durante a campanha e é uma escolha do povo”, disse á Gazeta.
O candidato César Simoni disse á nossa equipe que não tem como avaliar os dados e que acha muito cedo para traçar um cenário. “Levo desvantagem porque eles tem pré-campanha que começou em março e eu entrei agora, eles já eram candidatos na outra, evidente que levam vantagem gigantesca com relação a mim. Acho precipitada. Não reconheço possibilidade de ter dados suficientes”, disse.
O candidato ainda afirmou: “Eles que se preparem que isso vai mudar”, disse.
Nossa equipe tentou falar com a candidata Bernadete Aparecida do PSOl porém também não conseguiu. O espaço segue aberto para comentar a pesquisa.
A pesquisa
A pesquisa foi realizada de 08 a 12 de agosto e o intervalo de confiança é de 95% com margem de erro máximo estimada em 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro das pesquisas no Tribunal Regional Eleitoral foi realizado sob o número
TO-02589/2018 (Governador e Senador) e BR-07108/2018 (Presidência da República).
Foram entrevistados 1000 eleitores do Estado do Tocantins com 16 anos ou mais na região urbana de 39 municípios, sendo eles: Almas, Alvorada, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Arapoema, Arraias, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Campos Lindos, Colinas do Tocantins, Cristalândia, Dianópolis, Dois Irmãos do Tocantins, Esperantina, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Itaguatins, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Palmas, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Praia Norte, Santa Fé do Araguaia, Taguatinga, Tocantínia, Tocantinópolis e Xambioá.