Neste sábado, 18, é o Dia D de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Na Capital, 16 Centros de Saúde da Comunidade, distribuídos de Norte a Sul, estarão de portas abertas das 8 às 17 horas para vacinar as crianças na faixa etária de 01 ano a menores de 05 anos (até 04 anos, 11 meses e 29 dias). A abertura oficial será no Centro de Saúde da Comunidade do Jardim Taquari, às 8h30.
Na primeira semana da campanha (de 6 a 13) cerca de 19% do público alvo foi imunizado, sendo que 3.262 crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 3.189 crianças contra o sarampo. A meta é vacinar 17.397 crianças na Capital.
A superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Veruska Veras, lembra que tanto a poliomielite quanto o sarampo eram doenças consideradas erradicadas no Brasil, mas voltaram a ser preocupação no País, devido ao histórico de baixas coberturas de vacinação, tendo sido notificados recentemente quase mil casos de sarampo no país; a maioria nos estados do Amazonas e Roraima. “Com base nesse cenário, a campanha de 2018 é indiscriminada na faixa etária de crianças de 01 a menor de 05 anos, ou seja, o Ministério da Saúde pretende atingir as crianças que ainda não se imunizaram, as que precisam completar o esquema vacinal e até mesmo as que já tomaram as duas doses anteriormente, pois a ideia é aplicar um reforço que minimize o risco de falha vacinal”, ressalta.
O esquema de imunização contra o sarampo exige duas doses da vacina, uma com 12 meses (tríplice viral) e a segunda com 15 meses (tetra viral). “Porém, devido aos surtos que têm ocorrido nos país, o Ministério da Saúde convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo”, reitera a superintendente.
Com relação à poliomielite, as crianças que nunca receberam nenhuma dose na vida receberão a vacina inativa (injetável). Já as crianças menores de 05 anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina, receberão apenas a gotinha. A Campanha acontecerá no período 31 de agosto.
Quem já se imunizou contra o sarampo e a poliomielite foi o pequeno Miguel, de 02 anos. Acompanhado da mãe Thayná Araújo e da avó Deusanira Araújo, assim que saiu da escola, ele foi ao Centro de Saúde da Comunidade Alberto Santos (Arse 101) para ser imunizado. “Graças a Deus, o Miguel é uma criança muito saudável, isso se deve também ao cuidado que tenho em manter o cartão de vacinas dele sempre atualizado”, disse Thayná.
A pequena Geovanna Ribeiro vacinou contra o sarampo, apesar de não gostar de injeção, ela entende a importância da vacina. “Não quero ficar doente e ter que tomar remédio”, disse Geovanna ao lado da mãe Lorrana Ribeiro que complementou: “As vacinas dela estão todas em dia, aproveito sempre as campanhas para mantê-la livre de doenças.”
Confira os locais de vacinação durante o Dia D
– CSC Arno 41
– CSC Arno 42
– CSC Arne 53
– CSC Arno 71
– CSC Loiane Moreno (Arse 24)
– CSC Francisco Junior (Arso 41)
– CSC Arse 82
– CSC Sátilo Alves (Arso 111)
– CSC Arse 131
– CSC Jardim Taquari – abertura oficial
– CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III)
– CSC Alto Bonito (Jardim Aureny IV)
– CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)
– CSC Santa Fé
– CSC Bela Vista
– CSC Walterly Wagner (Taquaruçu)