Há pouco mais de uma semana do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, 5 milhões de crianças com idade entre 1 ano e 5 anos ainda precisam ser imunizadas. Dados do Ministério da Saúde mostram que, até o momento, 56% do público-alvo recebeu as doses previstas. A campanha termina em 31 de agosto.

De acordo com a pasta, foram aplicadas, em todo o país, mais de 12,5 milhões de doses das vacinas contra a pólio e o sarampo – cerca de 6,2 milhões de cada uma. A meta do governo federal é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças na faixa etária estabelecida, independentemente de sua situação vacinal, e criar uma barreira sanitária de proteção da população.

Para a poliomielite, crianças que ainda não tomaram nenhuma dose na vida serão imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite (injetável), enquanto as que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a Vacina Oral Poliomielite (gotinha). Quanto ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral – com exceção para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Segundo o ministério, entre os estados com menor cobertura na campanha, estão Rio de Janeiro, com 36,27% do público-alvo vacinado para pólio e 37,62% para sarampo, e Pará, que tem 41,04% para pólio e 41,04% para sarampo. Já os estados com melhor cobertura são Rondônia, com 88,89% para pólio e 87,42% para sarampo, e Amapá, com 82,74% para pólio e 82,58% para sarampo.

Casos

Atualmente, o país enfrenta pelo menos dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até o momento, foram confirmados 1.087 casos de sarampo no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 300 casos da doença, enquanto 67 continuam em investigação.

Há ainda casos isolados e relacionados à importação identificados nos seguintes estados: São Paulo (2); Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (1); Pernambuco (2); e Pará (2).

Em Palmas

Aproximadamente metade das crianças entre um ano e menores de cinco anos está imunizada contra o sarampo e a poliomielite em Palmas. Até o momento, 6.985 crianças contra sarampo e 7.105 contra poliomielite, os números correspondem a um pouco mais de 40% do público-alvo vacinado. No dia D de Vacinação na Capital, que ocorreu no último sábado, 18, foram aplicadas 1.853 vacinas de tríplice viral (sarampo,) e 1.889 doses da vacina contra poliomielite.

A superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Veruska Veras, informa que uma nova medida será tomada para alcançar um número maior de crianças. “A partir desta semana as equipes da saúde vão iniciar visitas aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), para lá mesmo, imunizar as crianças que ainda não receberam as doses. “Tanto a poliomielite quanto o sarampo eram doenças consideradas erradicadas no Brasil, mas voltaram a ser preocupação no País, devido ao histórico de baixas coberturas de vacinação, por isso temos que traçar estratégias para alcançar o maior número de crianças”, observa ela reforçando que todos os 32 Centros de Saúde da Capital estão abastecidos com as vacinas.

A campanha teve seu início no dia 6 de agosto e já na primeira semana da campanha cerca de 19% do público-alvo havia sido imunizado. A meta é vacinar 17.397 crianças na Capital.

Em Palmas, mesmo sem nenhum caso registrado nos últimos anos, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que todas as crianças a partir de um ano a menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas.

As Vacinas

O esquema de imunização contra o sarampo exige duas doses da vacina, uma com 12 meses (tríplice viral) e a segunda com 15 meses (tetra viral). “Porém, devido aos surtos que têm ocorrido nos País, o Ministério da Saúde convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo”, reitera a superintendente.

Com relação à poliomielite, as crianças que nunca receberam nenhuma dose na vida receberão a vacina inativa (injetável). Já as crianças menores de cinco anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina receberão apenas a gotinha. A campanha acontecerá no período 31 de agosto.

Fontes: Agência Brasil e Semus Palmas