Presidente Comenta: o impacto das eleições 2018 no comércio

 

Todos nós sabemos que anos que ocorrem eleições costumam ser diferentes. Todos os aspectos do país sofrem algum tipo de alteração, seja nas relações interpessoais ou mesmo o setor econômico, que é onde a CDL Palmas atua defendendo e representando a classe empresarial.

Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil nos mostrou que  para grande parte dos empresários, as eleições devem afetar o comércio de alguma forma. Para 44%, o custo de vida e preço das coisas irão aumentar em decorrência da disputa eleitoral, enquanto parcela menor (40,9%) acredita que são as taxas de juros que devem sofrer elevação durante o período. Na tabela a seguir é possível se ter um ideia mais ampla desse impacto:

Como presidente da CDL Palmas, entidade que representa tão bem o comércio da Capital, é importante lembrar que os empresários precisam ficar atentos. Muito mais importante do que qualquer melhoria na movimentação durante as campanhas é a chance de colocar alguém que trabalhe em prol do comércio para administrar a máquina pública.

Agora é o momento do comerciante analisar e estudar cada projeto dos seus candidatos, não podemos ficar aquém em relação a isso. O comércio tem potencial para eleger alguém que saiba aliar as necessidades do povo à necessidade das empresas, pois trabalhamos todos os dias para fazer do Brasil um lugar desenvolvido.

Precisamos escolher projetos que auxiliem os empresários a conseguirem fazer mais investimentos, pois a classe lojista representa um enorme parcela de geração de empregos. É também de extrema importância, acompanhar os candidatos eleitos durante os seus mandatos, para que possamos comprovar se estão ou não cumprindo o que prometeram durante as campanhas.

A CDL Palmas reforça: escolha bem seus candidatos! Vamos apoiar uns aos outros, lembrar que temos o dever de olhar pelo bem comum do comércio. Pense bem nas propostas, em quem você deixa entrar no seu estabelecimento. Aqui no Tocantins temos 224 candidatos ao cargo de deputado estadual, 83 para deputado federal, 9 candidatos ao cargo de senador e 5 candidatos ao governo.

São muitas opções, mas é muito vantajoso gastar tempo estudando as propostas para o comércio dos seus candidatos do que passar 4 anos sofrendo as consequências de uma má escolha.