A Justiça Eleitoral em Colinas suspendeu, no último sábado, 1º, a pesquisa fraudada que estava sendo divulgada na cidade e beneficiava diretamente o candidato Adriano Rabelo (PRB). O juiz da 4ª Zona Eleitoral, Océlio Nobre, considerou que, além de ser uma pesquisa com claro objetivo de manipular o resultado do pleito, a situação se torna mais grave ainda por se tratar de sondagem eleitoral que sequer foi registrada em Colinas, mas sim em Guaraí, infringindo completamente a legislação.
“Está claro no caso concreto que o objetivo é divulgar e influenciar no resultado do pleito que ora se avizinha, por esta razão só já é suficiente para determinar a suspensão da divulgação do resultado, sob pena de multa. Contudo, mais grave ainda é manipular dados inverídicos utilizando-se de uma pesquisa (TO-03352/2016) que não foi levada a registro nesta Zona Eleitoral”, ressalta ao juiz.
O magistrado, que atendeu representação da coligação “Colinas no Rumo Certo” do candidato Fabrício Santana (PT), ainda estipulou multa de R$ 100 mil para o caso de descumprimento da decisão por parte da empresa responsável pela pesquisa ou demais interessados.
O juiz determinou, ainda, que os autos sejam encaminhados para o MPE (Ministério Público Eleitoral) para apurar a prática de crime eleitoral.
Fonte: Ascom Fabrício Santana