Equipe Gazeta do Cerrado
O Sindicato dos Servidores Públicos, Sisepe, encaminhou nota na qual defende que o Governo conceda as progressões para os servidores mesmo em período eleitoral. Eles alegam que o benefício é um direito do servidor já estabelecido em lei.
Veja a integra da nota:
O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) entende que o período eleitoral exige uma maior atenção e rigor dos órgãos de controle e da própria Justiça sobre os gestores públicos, principalmente, quando temos entre os candidatos um governador buscando a reeleição. Entretanto, é preciso esclarecer um ponto central nessa discussão, as progressões – horizontal e vertical – dos servidores não é benefício e sim um direito previsto em leis e o não cumprimento gera uma situação de improbidade administrativa ao gestor público.
O SISEPE-TO lembra que os servidores estão desde 2015 sem a concessão da evolução funcional, um passivo de muitos anos que começou a ser sanado em maio e está em processo, com publicação das listas de aptos e inaptos. A entidade destaca que essas verbas salariais têm caráter alimentar, com previsão legal e é uma obrigação do gestor público.
“A concessão das progressões não se trata de compra de voto e nem de agrado a servidor, mas sim de cumprimento da legislação e de forma atrasada, pois deveria já ter sido concedidas essas evoluções”, frisa o presidente do SISEPE-TO, Milton Rocha.