Para aumentar o número de crianças de 01 ano até menores de 05 anos de idade, vacinadas na Capital, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria da Saúde de Palmas, abrirá neste sábado, dia 1º, oito Centros de Saúde da Comunidade para atender o público-alvo da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. Os pais ou responsáveis que ainda não imunizaram seus pequenos devem procurar uma das salas (lista abaixo) para que as doses sejam administradas.

A campanha começou no dia 6 de agosto e até a última terça-feira, 28, 11.874 crianças foram vacinadas contra a poliomielite, o que corresponde 68,25% do público, e contra o sarampo 11.763, o equivalente a 67,62%. O ideal, para que a população infantil possa ser considerada protegida, é que a cobertura chegue aos 95% da meta que é 17.397 crianças.

A campanha estava prevista para terminar nesta sexta-feira, 31, mas a gestão decidiu intensificar as estratégias e também planejar novas ações. “Além de abrir as unidades de saúde no sábado, 1º, vamos continuar percorrendo os Centros Municipal de Educação Infantil (Cmeis) e com a ajuda dos nossos agentes comunitários de saúde iremos atrás das crianças que ainda não receberam as vacinas”, pontua o secretário Daniel Borini, justificando que todo o esforço é para impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil.

De acordo com o secretário, os dados mostram que o esforço dos vacinadores e da população nessa reta final tem apresentado resultados, mas que ainda falta um bom número de crianças a serem vacinadas. “Convocamos pais e responsáveis a levarem as crianças que ainda não foram vacinadas aos postos de saúde”, reforça o gestor.

Vacinas

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Confira os locais de vacinação durante o Dia D

– CSC Arno 42

– CSC Francisco Junior (Arso 41)

– CSC Valéria Martins (Arse 122)

– CSC Jardim Taquari

– CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III)

– CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)

– CSC Bela Vista

– CSC Santa Bárbara