Vitória Soares- Gazeta do Cerrado 

As belezas naturais de Taquaruçu encantam a todos que visitam o local, entretanto, os atrativos do distrito vão muito além das belas cachoeiras, trabalhos que envolvem a população local e os visitantes podem ser uma ótima opção para quem deseja conhecer além do habitual.

Aldeia TabokaGrande 

Um dos trabalhos desenvolvidos é o ponto de cultura Aldeia TabokaGrande, onde é a realizada a festa do Gigante de Palmas. Ela ocorre durante o período de carnaval e no final do mês de dezembro, durante o ano, um boneco Gigante faz a recepção de visitantes no local, além de mostrar um pouco do trabalho desenvolvido.

Segundo um dos idealizadores do projeto, Wertemberg, os bonecos gigantes representam as cinco regiões de Palmas e as águas da capital, e tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o equilíbrio da natureza e das ações humanas.

“Através dos bonecos gigantes representando as cinco regiões de palmas e as águas de palmas, fazemos um trabalho de promover a reflexão sobre o equilíbrio da natureza e das atitudes humanas”, disse

Durante o Festival Gastronômico, turistas que se interessarem em conhecer o vale de um novo jeito, podem visitar um dos mirantes da TabokaGrande, que permitem uma visão privilegiada do local.

Residencia Artística Oficina Geral

Outro atrativo que Taquaruçu oferece,  trata-se da residencia artística, Oficina Geral, que inaugurou recentemente no distrito, o trabalho se iniciou em Paraíso onde a equipe também possui uma casa de atividades.

Desde a sua inauguração no último sábado, 1, funciona-se um galeria de arte na residência, onde estão sendo desenvolvidas oficinas de origami, que terão duração de um mês, enquanto houver a exposição do artista plástico Marrau Ribeiro.

Além da galeria, um pequeno palco foi construído no local, para apresentações musicais, performasses e poesias. A residência artística também trabalha com gastronomia, através de um bistrô, que realiza o suporte para que o projeto aconteça.

Os Kaco 

Um dos atrativos que é conhecido entre a população local trata-se da companhia de circo Os Kaco, que realiza desde 2013 um projeto de circo social na região de Taquaruçu, onde ocorrem atividades semanais de educação, utilizando a cultura.

Artes circenses, capoeira angola, percussão e educação ambiental, são alguns dos trabalhos desenvolvidos com intuito de formar cidadãos consciente e artistas na região. A companhia realiza todos os anos o Festival de Circo de Taquaruçu.

Associação das Mulheres Artesãs de Taquaruçu

Um trabalho que vem crescendo no Estado trata-se da Associação das Mulheres Artesãs de Taquaruçu, nesse projeto ela desenvolvem peças artesanais em cerâmica, cestaria com fibra de buriti, tecidos, entre outros.

As obras tem identidade local inspiradas nas gravuras, pinturas rupestres e em árvores nativas do Tocantins, como a fava-de-bolota. O projeto visa valorizar o trabalho local, além de retratar as belezas do Estado.