O superintendente do Procon/TO, Walter Nunes Viana Júnior acompanhou na manhã desta quinta-feira, 20, em Paraíso do Tocantins, as ações educativas junto ao comércio. O trabalho da gerência de Fiscalização que teve início no dia 17 e encerra nesta a sexta-feira, 21, faz parte da programação de abertura do núcleo de atendimento do Procon/TO, no município no último dia 14. Ainda na cidade, o gestor do Procon se reuniu com o Prefeito Moisés Avelino com o intuito de estabelecer parceria com o executivo municipal para ampliar a divulgação do Procon no município.
Durante as visitas, o superintendente, acompanhado da diretora de Defesa do Consumidor, Delícia Feitosa, falou sobre a instalação do Procon na cidade e a importância da parceria do órgão com os estabelecimentos comerciais e financeiros para garantir que a solução das demandas dos consumidores se dêem no ambiente de harmonia. Alem de lojas e farmácias, os representantes do Procon estiveram com a gerente de Serviços do Banco do Brasil, Vilesmária da Conceição Silva e o gerente Administrativo do Banco Bradesco, Edgar Almeida Teixeira Júnior que se mostraram abertos ao diálogo e satisfeitos com o Procon na cidade.
Para a aposentada, Ivis Maria Vanzetto Neto, o núcleo do Procon em Paraiso traz mais comodidade e agilidade para o cidadão. “Quando precisei dos serviços do Procon tive que me deslocar para Palmas ou Guaraí, tornando a situação mais desgastante. Estou muito feliz com essa noticia”.
Atividades
Durante a ação no comércio, a equipe do Procon está verificando se há irregularidades como prazo de validade, embalagens rompidas, exposição da mercadoria na gôndola, precificação dentre outros. “Caso seja encontrada alguma situação que fira o Código de Defesa do Consumidor (CDC), não será aplicada nenhum tipo de sanção, porém o fornecedor será orientado sobre as possíveis irregularidades e a sanar, imediatamente, o problema”, esclareceu o gerente de fiscalização do órgão, Magno Silva.
Subsídios
Segundo o gestor do Procon/TO, as informações levantadas durante as visitas serão tabuladas e transformadas em banco de dados que darão subsídios para a elaboração de palestras que serão ministradas de acordo com demanda de cada segmento. “Esse trabalho de orientação aos fornecedores faz parte do compromisso do Procon/TO junto à população de Paraíso. Além do atendimento sobre a relação de consumo entre fornecedor e consumidor, é fundamental que o público esteja esclarecido sobre direitos e deveres com o intuito de cada vez mais melhorarmos o índice de resolutividade das demandas”, informou Walter Viana acrescentando que as palestras serão realizadas, no município, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Paraíso (Acip).
Como falar com o Procon
Em caso de denúncias, o cidadão deve fazer contato com o Procon por meio do Disque Procon 151 e também com os núcleos nos endereços disponíveis no link:https://procon.to.gov.br/institucional/nucleos-regionais/. Para formalizar a denúncia é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.