Neste sábado, 22, quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, celebra a data com a entrega de 20 bicicletários à comunidade como forma de incentivar a interação entre os modais de transporte. A programação inclui também um passeio ciclístico e ações de educação para o trânsito na faixa de pedestre na Avenida JK.

O passeio ciclístico iniciará às 8h30, saindo do estacionamento do Palácio Araguaia, sentido Leste, passando pela JK até a faixa de pedestre em frente ao prédio da Prefeitura de Palmas. No local haverá uma interação artística com a equipe de Educação para o Trânsito da Sesmu com o objetivo de chamar a atenção de quem passar pelo local para o respeito à faixa e ao pedestre.

Logo em seguida a prefeita Cíntia Ribeiro e a secretária Wélere Barbosa fazem a entrega dos bicicletários, com a inauguração do equipamento que fica na rua de pedestre ao lado do BookCafé na Avenida JK. Ao todo são 20 unidades instaladas pela Cidade, alguns locais receberam mais de uma peça devido à grande demanda. Os locais onde foram instalados os equipamentos são: em todas as estações de transporte coletivo, praias das Arnos e dos Buritis, Posto de Saúde do Taquari, Ginásio Ayrton Senna, Praça da Igreja na Avenida Tocantins em Taquaralto, Restaurante Comunitário da região Sul, Feira da 304 Sul e nas quatro ruas de pedestre que dão acesso à Avenida JK na 104 Sul e Norte.

A secretária Wélere lembra que esses equipamentos foram instalados devido à demanda da população que muitas vezes precisa deixar suas bicicletas nas estações e continuar seu trajeto para o trabalho de ônibus. Para ela é uma forma de incentivar o uso da bicicleta tanto para o trabalho quanto para a prática esportiva. “Nesse dia em que comemoramos o Dia sem Carro, nada mais apropriado do que entregarmos esses equipamentos que incentivem o uso alternativo de deslocamento”.

Dia Mundial sem Carro

Celebrado no dia 22 de setembro, a data é uma iniciativa popular que vem se difundindo no mundo para diminuir a poluição e efetivar a mobilidade urbana. Dessa forma, o principal objetivo do Dia Mundial sem Carro, como o seu próprio nome indica, é estabelecer um dia em que as pessoas apenas utilizem os seus automóveis em caso de real necessidade, procurando o uso de transportes de massa ou de bicicletas. A depender do caso, vale também ir a pé, quando as distâncias são menores. Com isso, espera-se que as pessoas emitam menos poluentes oriundos dos meios de transporte e tenham uma vida mais saudável.

 

 

Fonte: Secom Palmas