Em nova releitura da peça Branca de Neve e os Sete anões, encenada pelos alunos do curso de teatro do Centro de Treinamento Artístico (Ceta), da Fundação Cultural de Palmas (FCP), a rainha má, complexada com todas as críticas do pai na infância quanto a sua beleza, o aprisiona no espelho e o obriga a elogiá-la pela eternidade. Essa e algumas outras novidades divertiram as crianças do setor Morada do Sol II na estreia da sala de Teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu), nesta terça, 03.
Antes de conhecer a sala de teatro, as crianças participaram de uma roda onde elas contaram suas próprias versões das histórias clássicas: Rapunzel, Branca de Neve ou a história do Macaquinho, com incentivo do projeto Conecta Biblioteca, programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas. Aberta à comunidade, a biblioteca fica disponível a partir das 8 horas.
O espetáculo conta com a participação de 15 jovens atores, sob a direção do ator e professor Cícero Belém que declarou: “Pra nós é um motivo enorme de alegria e de felicidade, estar abrindo esse teatro tão fofinho como uma sala de espetáculos”.
Emocionada a professora Valdete da Silva Reis, da escola Luiz Rodrigues Monteiro, agradeceu a oportunidade de ver tanto brilho nos olhos de seus alunos prestigiando o espetáculo: “Gostaria de agradecer e dizer que estou muito feliz em trazer meus meninos aqui, alguns deles nunca estiveram em um teatro”. É o caso da pequena Yasmim Amaranto de 10 anos, que sempre quis assistir uma encenação pessoalmente: “Sempre foi meu sonho assistir uma peça, ainda vou conhecer o Theatro Fernanda Montenegro, e a parte que mais gostei foi a da gargalhada da bruxa”.
A história de uma das princesas mais queridas dos contos de fadas continuará em sessões que seguem até quinta, 04, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), às 14 horas, com entrada gratuita. No Theatro Fernanda Montenegro, nos dias 10 e 11 em sessões para escolas da rede pública e nos dias 12, 13 e 14 de outubro, às 19h30, com ingressos que custam R$ 30,00 Inteira e R$ 15,00 meia, e podem ser adquiridos na loja da Fundação Cultural no Capim Dourado Shopping.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas