Foram entregues na tarde desta terça-feira, 09, 25 computadores, 25 nobreaks, 15 TV´s, 12 notebooks, 10 roteadores, 11 data show, sete telas de projeção e outros equipamentos para subsidiar o trabalho feito pelas equipes que atendem ao Cadastro Único (CadÚnico) e Bolsa Família na unidades do Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Parque da Pessoas Idosa Francisco Xavier de Oliveira e outros equipamentos públicos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A secretária da Sedes, Valquíria Rezende, ressaltou que quanto mais equipados estiverem essas unidades, mais humano, tranquilo e mais rápido será o atendimento aos beneficiários. “A intenção maior é oferecer condições de melhor atendimento. A humanização dos processos passa pela inovação de tecnologia e pelas possibilidades que se abrem de melhorar a condição do serviço prestado”, disse.
Atualmente, em Palmas há 45.962 famílias inseridas no CadÚnico e 12.888 famílias beneficiárias do Bolsa Família, o que equivale a 14,91% da população do município, isso inclui 2.623 famílias que, sem o programa, estariam em condições de extrema pobreza. A cobertura do programa na Capital é de 124,96% em relação à estimativa de famílias pobres do município, alcançando dessa forma a meta de atendimento do programa.
Valquíria Rezende ressalta ainda que a gestão do Programa Bolsa Família e CadÚnico tem conseguido bons índices ficando a frente da média nacional em todos os segmentos. O acompanhamento da atualização cadastral tem média nacional de 0,70 e em Palmas 0,85. Acompanhamento das condicionalidades de educação, com média nacional 0,93 e na Capital 0,95. Acompanhamento das condicionalidades de saúde, média nacional 0,78 e no município 0,73, e o índice de gestão descentralizada com média nacional de 0,73 e m Palmas 0,86.
“Eu atribuo essas excelentes médias, primeiro a uma equipe pronta e aguerrida, que busca ativamente todo aquele beneficiário que precisa se regularizar, se antecipando aos problemas, almejando um melhor atendimento, e esperando chegar até o final do anos com melhores condições físicas e humanas no atendimento”, finaliza a secretária.
Segundo a gestora do Programa Bolsa Família em Palmas, Terezinha de Jesus Milhan, a execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o Governo Federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal, por isso, orienta aos usuários que visitem os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e mantenham suas informações em dias para não perderem benefícios.
O atendimento referente ao CadÚnico em Palmas é realizado pela Sedes, por meio de uma equipe especializada denominada Gerência do Cadastro Único. Quem desejar fazer o cadastro no CadÚnico deve procurar o Cras da sua abrangência.
Confira a lista de documentos necessários para fazer o cadastro no CadÚnico
Para maiores de 18 anos que moram no domicílio
Identidade
CPF
Título de Eleitor
Carteira de Trabalho
Certidão de Nascimento ou Casamento
Conta de Energia Elétrica
NIS do Titular (caso for recadastramento)
Para menores de 18 anos que moram no domicílio
Registro ou certidão de nascimento
Declaração escolar.