Paraíso é uma das cidades mais importante do Tocantins, pela logística privilegiada, maior centro econômico da região do Vale do Araguaia, portal do ecoturismo, se destaca pela qualidade de vida de seu povo, possui belezas exuberantes formada pelo patrimônio histórico e cultural da Serra do Estrondo.

Com uma população superior há 50 mil habitantes, neste mês de outubro o município está em festa, em alusão ao seu aniversário, celebrado no dia 23. A história revela que antes de ser emancipada, a cidade se chamava Paraíso do Norte de Goiás, e em 1958 com a construção da BR – 153, o encarregado da Companhia Nacional, Adjúlio Baltazar, implantou um novo acampamento para os operários da obra. Naquela ocasião ele avistou o local e chegou aos “Pés da Serra do Estrondo” e, diante de tal beleza da paisagem, chamou o local de “Paraíso”.

Desde então, o lugar passou a se chamar Paraíso e foi emancipado politicamente, em 23 de outubro de no ano de 1963. E assim, a cidade foi crescendo e se desenvolvendo. Com a criação do Estado do Tocantins, se tornou Paraíso do Tocantins.

O prefeito Moisés Avelino no seu terceiro mandato como gestor municipal, destaca as melhorias alcançadas por Paraíso, e dá todo o mérito a população que com suas especificidades contribuem com esses avanços.  “Nós queremos nessa oportunidade parabenizar a todos que contribuíram e contribuem para o desenvolvendo do nosso município. Parabéns paraisenses”, felicitou o prefeito Moisés Avelino.

Desfile

O Governo de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou um desfile cívico comemorativo na Avenida Bernardo Sayão. Este ano, a gestão municipal traz como tema “Ritmos Musicais do Brasil” e retrata os contextos “Históricos do Município”.

Nesta edição, a programação teve participação de escolas da Rede Municipal de Ensino, Estadual, privada e Federal; além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Academia de Letras, imprensa pioneira, clube de futebol e outras instituições e seguimentos.

Mais sobre a cidade

No Vale do Araguaia, Paraíso do Tocantins é o portal de entrada para as belezas naturais da Região dos Lagos e a Ilha do Bananal. É um importante meio de acesso através da BR-153 (Belém-Brasília), a Capital, Palmas, e ao Pólo Ecoturístico do Jalapão. A cidade apresenta uma das melhores infraestruturas turísticas do Estado, dispondo de rede hoteleira, casas noturnas, bares, restaurantes, serviços e comércio em geral.

A própria sede do município tem seus pontos turísticos, como a vista panorâmica da Serra do Estrondo. Além do turismo a cidade possui uma forte economia, centrada na Agropecuária e Comércio, estando entre as cinco maiores do Estado. O Povoado nasceu com a construção da Rodovia BR-14, que hoje liga Belém e Brasília, a BR-153.

Um aglomerado de moradores se uniu a ela atuando na criação e implantação do Estado do Tocantins. As belezas naturais da região, principalmente com os dois córregos de águas cristalinas, a Serra do Estrondo e a exuberância da vegetação típica do cerrado. A Igreja Matriz São José Operário. Exposição Agropecuária. A Expo Brasil, sendo a mesma considerada a maior feira agropecuária do Estado do Tocantins e uma das melhores do norte do pais. A feira é uma realização do Sindicato Rural de Paraíso.

A Vista panorâmica da Serra do Estrondo. A cidade de Paraíso com certeza é privilegiada com a serra, pois, embeleza , encanta e atraem turistas. A serra também têm suas atribuições culturais para a população parisiense, pois ela é sinônima de fé e peregrinação durante a Semana Santa.  Referência comercial do Vale do Araguaia, Paraíso possui um polo comercial e industrial em franca expansão. A cidade possui a maior produção de cerâmica do estado.