A Chapa Advocacia Unida, OAB Respeitada foi a primeira a ser registrada junto à Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Tocantins). O ato ocorreu ainda na manhã desta quinta-feria, e agora passa, também, a usar o número 10 como identificação da campanha.
A chapa defende o nome do advogado Juvenal Klayber como presidente e o da advogada Adriana Brandão como vice-presidente da OAB Tocantins. Entre as diversas ações em prol da advocacia tocantinense, uma das principais é o resgate da verdadeira função da Ordem. Para Juvenal, ao longo dos últimos anos, a instituição se perdeu em meio a tantas demandas desnecessárias, se esqueceu dos colegas e precisa, agora, ser menos republicana.
“Entendemos que antes de tudo na OAB, está o advogado. É para ele que essa instituição foi criada. Isso não quer dizer que a Ordem não tenha que se envolver com outros assuntos, se posicionar sobre vários temas em defesa da sociedade, mas a prioridade no nosso entender é a defesa das prerrogativas dos colegas em todas partes do Tocantins. O advogado e a valorização da advocacia são as nossas bandeiras”, destacou Juvenal Klayber.
Juvenal revelou ainda que, do jovem advogado, aquele que tem menos de cinco anos de formação, ao colega mais antigo de carreira, todos serão contemplados com a valorização e a qualificação profissional. Ao longo dos últimos meses, por onde passou, Klayber tem reiterado a proposta de implantar a contínua orientação aos profissionais recém-formados e pretende estender a qualificação aos demais.
“Vamos transformar a nossa Escola Superior de Advocacia em instrumento a favor de todos os advogados no estado inteiro, com atualizações e cursos de pós-graduação. A ESA será uma ferramenta a favor da contínua formação profissional”, afirmou.
A chapa
A composição da chapa foi fechada ainda durante a semana, após meses de visitas e reuniões de Juvenal Klayber e demais integrantes do grupo a todas as regiões do estado. A partir de agora, a Advocacia Unida, OAB Respeitada vai intensificar o corpo a corpo, a divulgação do plano de ação e a agenda de visitas visando ouvir os advogados que queiram contribuir com ideias em prol da valorização da classe.
“O nome da nossa chapa tem a ver com tudo isso. A gente tem visto em várias esfera de poder, como o advogado tem sido desrespeitado, enfraquecido em suas prerrogativas. Precisamos resgatar o nosso lugar, a nossa importância no processo de defesa do direito e no fazer justiça. Sem o advogado, o estado democrático de direito subexiste”, afirma Juvenal.
São diversos nomes que integram as várias funções na chapa Advocacia Unida, OAB Respeitada. Os integrantes foram ouvidos e representam todas as regiões do Tocantins. Os nomes serão divulgados oficialmente neste sábado, 27, a partir das 12h, durante a inauguração do Comitê, na Quadra 108 Norte, Avenida NS-06, Alameda 02, Lote 05, onde funcionava o Restaurante Kazara.