Vitória Soares – Gazeta do Cerrado 

Localizada no extremo sudeste do Estado, a cidade de Aurora do Tocantins, distante 535 km de Palmas, completa 55 anos nesta segunda-feira, 29, desde que foi elevada a categoria de município.

A história da cidade começa por volta de 1818,  com a chegada de colonos na fazenda Barreira dos Cavalos, que mais tarde foi denominada Sitio do Bonfim, com o passar do tempo, novas pessoas foram se instalando às margens do ribeirão Cana Brava. Com o crescente desenvolvimento, o povoado foi elevado à categoria de distrito do município de Taguatinga.

No dia 29 de outubro de 1963, se tornou um município, com o nome de Aurora do Norte, e depois Aurora do Tocantins. A cidade recebeu essa denominação porque se localiza entre elevações rochosas, causando o aparecimento do sol em um período mais tarde do dia.

Tharson Lopes/Governo do Tocantins

Turismo  

A pequena cidade do Tocantins, com menos de quatro mil habitantes, atrai turistas por suas belezas naturais, são mais 280 cavernas e grutas catalogadas, além de rios de águas transparentes, cachoeiras, mirantes, dunas e montanhas.

O principal ponto turístico do município denomina-se Rio Azuis, onde as águas azuis-esverdeadas, brotam num barranco e formam o menor rio do Brasil. Com apenas 147 metros,ele deságua no Rio Sobrado.

O turismo na região auxilia na economia da cidade, entretanto, ainda é pouco conhecido no Brasil, devido a falta de informações sobre as diferentes belezas do local. Por muito tempo, apenas moradores conheciam outros pontos como os rios Torres, Palmas e Serra Dourada.

Comemorações 

A programação de aniversário da cidade começou no inicio da manhã desta segunda-feira, 29, com queima de fogos e apresentação da banda municipal da Escola Estadual Professora Rainunfa. Seguido por misso e café da manhã.

A tarde contará com a final do campeonato de futebol do município, já no período da noite a programação se inicia com um cerimonial, seguido por queima de fogos e apresentações musicais, com os cantores Darlei Junior e Adriano Lima.