Mesmo com um cenário instável, os empresários de Palmas têm se mantido confiantes conforme demonstra a pesquisa que mede o índice de confiança do empresário do comércio (ICEC) do mês de outubro. O índice geral nesse mês registrou 114,3 pontos, uma variação positiva de 0,5%, com aumento de 0,7 pontos se comparado ao mês de setembro. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o acréscimo chega a 7,4%.

Quando questionados sobre o momento atual, a maioria diz que a economia brasileira piorou muito, cerca de 33,6%. Já sobre o setor e sua empresa, os entrevistados afirmam que consideram que ambos melhoraram um pouco em outubro, 35,7% e 46,4%. Do total, 51,8% esperam aumentar um pouco o número de funcionários neste período e 50,9% irão realizar um investimento maior em sua empresa. 68,8% consideram seus estoques atuais adequados.

Com relação a expectativa para os próximos meses, os entrevistados demonstram uma confiança ainda maior. A maioria acredita numa melhora para um futuro breve, todos os itens ultrapassam de 75%. Como é o caso dos acreditam que a economia melhorará, 78,9% dos empresários. Nessa linha, 87,6% acreditam esta melhoria para o comércio e 91,9% de sua empresa.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, a pesquisa demonstra o otimismo do brasileiro. “Como podemos observar, os dados nos mostram o quanto os empresários apesar de tudo são otimistas. Vivemos em um país onde existe uma alta carga tributária, além isso, está cada vez mais difícil manter uma empresa, já que o consumo caiu e não há incentivos para se manter no mercado. Mas a pesquisa só é mais uma fonte de que não podemos deixar de acreditar na retomada econômica e buscar valorizar as empresas e o setor”, ressaltou.

 

 

Fonte: Fecomercio