Estudantes das Escolas Jovem em Ação iniciaram, neste mês de novembro, visitas às unidades municipais e estaduais que ofertam o 9º ano do ensino fundamental. O trabalho objetiva apresentar aos alunos as metodologias, diferenciais e propostas inovadoras da escola.

 

 

As Escolas Jovem em Ação ofertam o ensino médio em tempo integral, promovendo grandes mudanças curriculares e estrutural, com salas de aula temáticas, aulas práticas, disciplinas eletivas, estudos dirigidos. Para isso, as áreas de conhecimento são trabalhadas de maneira diferenciada, por meio da melhoria do desempenho estudantil e da promoção do protagonismo juvenil.

 

 

Gabriela Fernanda do Carmo, diretora do Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, em Miracema do Tocantins, contou que, “nas escolas visitadas, os estudantes realizam o acolhimento dos alunos e depois percorrem as salas do 9º ano, convidando os colegas para conhecerem as propostas do Jovem em Ação”. A gestora disse ainda que, para estimular a comunidade a conhecer essa proposta educacional, os grupos participaram de programas na rádio e sessão ordinária na Câmara Municipal.

 

 

O estudante Roni Borges Menezes explicou que os alunos foram divididos em grupos para a execução do trabalho. “Uma turma vai para as escolas conversar com os alunos e a outra faz a divulgação para a comunidade por meio de reuniões e panfletagem na feira local”.

 

 

Colinas

Com uma estratégia diferenciada, em Colinas do Tocantins, a equipe do CEM Castro Alves convidou alunos de outras escolas para a unidade. Durante as visitas, os estudantes têm contato com essa forma de ensino, assistem a uma mostra de aula prática, visitam salas temáticas, biblioteca e toda a infraestrutura da unidade. Sete escolas já passaram pelo local. Além das visitas das escolas, o CEM Castro Alves tem divulgado a proposta do Jovem em Ação por meio de panfletos, redes sociais e programas de rádio.

 

 

Leandro Vieira, da equipe de implementação do programa Jovem em Ação no Tocantins, disse que o trabalho proporciona aos estudantes experiências de autoconhecimento, autogestão e disciplina. “Nestes dois anos, presenciamos uma mudança significativa dos alunos inseridos no programa”.

 

 

Resultados

A Escola Jovem em Ação foi implantada no Tocantins no início de 2017. O primeiro ano foi marcado pela formação inicial e continuada dos professores e acompanhamento dos ciclos de aprendizagem. No processo de implantação, o Tocantins contou com o apoio dos estudantes de Pernambuco.

 

 

O segundo ano de programa caracteriza-se pelo crescimento. Em 2018, foram os alunos que saíram de suas escolas para explicar como funciona o protagonismo juvenil aos novatos. No Tocantins, 12 unidades escolares trabalham com a Escola Jovem em Ação.  Em 2019, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes ampliará a oferta do programa para mais seis unidades escolares.

 

Fonte: seduc