A Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) recebeu, nesta terça-feira (11), a estrutura do 42º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão Irapuan Costa Júnior, que passa a funcionar na Rua das Magnólias esquina com Rua do Esmalte, Setor Parque Oeste Industrial, Goiânia. A nova unidade absorveu a 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (15ª CIPM) e a 29ª CIPM. Isto, de acordo com a corporação, significará um aumento no efetivo e melhoria nas ações das forças de segurança.

 

O major Wesley Elias Reis Pires, que assumiu o comando do 42º Batalhão na oportunidade, explica que o trabalho da PM na Região Oeste da capital será reforçado com a integração das duas companhias à nova estrutura. “Vamos ter um corpo de oficiais maio e condições de colocar mais viaturas dentro dessa nova estrutura”, informou.

O novo batalhão foi construído graças a uma Parceria Público Privada (PPP) entre a PM e o grupo empreendedor responsável pelo Complexo Residencial Eldorado Parque, formado pelas empresas Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo. O quartel servirá como uma base operacional para o serviço de segurança ostensiva realizado em 213 bairros de Goiânia. Com investimentos da ordem de mais de R$ 500 mil, a obra foi realizada em 88 dias num terreno de 1.199 m² e terá uma área construída de 294,2 m². O batalhão tem 18 ambientes, o que inclui salas de comando, subcomando, administração, alojamento, sala de instrução, copa, central de processamento de dados (CPD), almoxarifado, vestiários, banheiros e recepção.

“Sabemos da importância desta obra para a sociedade desta região e também para uma melhor condição de trabalho para estes militares que prestam este serviço fundamental para toda a sociedade”, destacou o diretor da Construtora CMO, Moacyr Moreira que falou em nome do grupo empreendedor.

O s ócio-proprietário da Tropical Urbanismo, Paulo Roberto da Costa, lembrou que os resultados da parceria devem ser compartilhados. “Esta é uma relação de ganha-ganha. Há benefícios para sociedade e para os moradores com mais segurança, e nós empreendedores esperamos despertar mais interesse do goianiense pela região com as melhorias desenvolvidas”, disse ao lembrar que a construção de um parque na região é o próximo desafio do grupo. O Eldorado Parque é um complexo residencial em desenvolvimento em 25 quadras do bairro Parque Oeste Industrial.

O comandante geral da PM-GO, coronel Sílvio Vasconcelos, explicou que o local servirá à comunidade com serviços de prevenção. “A unidade será uma referência para o cidadão poder atender à sua necessidade, o seu socorro, a sua informação e o outro ganho é a maior presença policial militar porque aqui nós estamos fazendo a junção de duas companhias para formar aqui o 42º BPM”, resumiu.

O secretário estadual de Segurança Pública, Irapuã Costa Júnior, que dá nome à unidade, aproveitou a oportunidade para reconhecer o senso de responsabilidade social dos empreendedores. “Fico muito satisfeito em ver esta parceria de vocês, vocês empresários se aproximam da nossa polícia, entendem que o policial e o cidadão tem que se estimar e se respeitar cada vez mais, e os senhores comparecem e atendem a uma necessidade premente da Polícia Militar, compreendem que o poder público muitas vezes não pode fazer aquilo que precisa fazer. Aceitem com o coração o agradecimento da Segurança Pública, da Polícia Militar”, enfatizou o secretário.

Durante a solenidade, os incorporadores do Eldorado Parque foram homenageados com a Medalha Tiradentes, a maior honraria da PM-GO. Além de Paulo Roberto e Moacyr, receberam a honraria os empresários Alair Lopes, da Engel Engenharia, e Eugênio Carvalho e Mário Valois, ambos da Dinâmica Engenharia, sendo o último representado pela gestora comercial da empresa, Ana Maria Cunha.

 

Sensação

A síndica do Condomínio Dela Flor, vizinho ao novo batalhão, a administradora, Ana Flávia Sales Brandão, de 30 anos, acredita na melhoria da segurança da região. “A sensação de segurança propriamente dita é inegável como ganho, tê-los tão próximo e como parceiros também e fazer parte da nossa casa, porque a região do Eldorado Parque é a nossa casa e agora com o batalhão aqui dentro”, finaliza.  A autônoma Graziele Fidelis de Aquino Lemes, de 28 anos, também considera que batalhão proporciona maior sensação de segurança. “Com certeza teremos mais segurança porque aqui é um lugar complicado”, acredita.

 

O comandante do policiamento da capital, tenente-coronel Ricardo Mendes, fez um compromisso na inauguração do batalhão. “Todo este investimento que foi feito por estas incorporadoras será traduzido para a população em um serviço de qualidade”, assegurou. Inicialmente, a construção seria destinada apenas para a transferência da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (15ª CIPM), mas, os planos foram alterados e será feita a junção com a 29ª CIPM, que também presta segurança para a região Oeste. De acordo com a assessoria de imprensa da PM, a decisão de unir as duas companhias foi tomada porque a estrutura tem plenas condições de abrigar um batalhão, e com isso a corporação tem melhores condições de promover a segurança na localidade. Todos os projetos foram entregues à PM, de forma que o modelo poderá ser replicado em outras áreas, caso haja interesse.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação