O presidente da Federação Nacional de Delegados de Polícia Civil, Rodolfo Laterza, chega à capital do Tocantins para comparecer ao Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (Focco) que acontece nesta quarta-feira, 12, a partir das 18h45 no auditório da Procuradoria da República. A presença do presidente representa o apoio da Federação aos Delegados exonerados e à luta de todos os Delegados do estado no combate à corrupção.

O evento contará com a palestra “Corrupção, compliance e regimes globais de prevenção e repressão”, pelo Procurador Regional da República em Brasília (MPF), Vladimir Aras, além de um painel sobre os trabalhos realizados no ano de 2018 e as iniciativas para 2019. O Delegado Guilherme Rocha Martins, titular da Dracma e filiado ao Sindepol/TO, é um dos que irão apresentar seus serviços no painel.

Segundo o presidente da Fendepol, a união da categoria é fundamental, sobretudo quando a categoria é alvo de retaliações. “A luta dos Delegados de Polícia é diária e o combate à corrupção tem sido pauta em todo o país. Assim eu declaro meu apoio aos Delegados do Tocantins e que a nossa parceria continue para deixarmos a classe ainda mais forte”, conta o presidente.

I Congresso de Combate à Corrupção

Além de prestar apoio ao evento e aos Delegados do estado, o presidente da Federação veio a Palmas acertar detalhes do I Congresso de Combate à Corrupção do Tocantins, realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins, em parceria com a Fendepol e a ADPF. O evento terá como tema as investigações de organizações criminosas e o combate à corrupção no Tocantins. O evento ainda não tem data marcada, mas está previsto para o primeiro semestre de 2019.

Fendepol

A Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil é uma das entidades que representa a categoria dos Delegados no Brasil. O Sindepol/TO é filiado à essa entidade, cuja parceria tem sido recentemente fortalecida.
Dia de Combate à Corrupção

O dia 9 de dezembro é comemorado internacionalmente pelos 102 países que assinaram a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, em 2003, em Mérida, no México. No Brasil a data é celebrada em vários estados.

Focco

O Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (Focco) foi oficialmente criado em novembro de 2011 e tem o objetivo de aprimorar a fiscalização e promover o debate acerca da importância de se acompanhar os gastos públicos e denunciar irregularidades na administração pública.

O Focco faz parte da Rede de Controle Nacional e reúne as instituições: Polícia Federal, Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial Contra a Administração Pública, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Ministério Público de Contas, Tribunal de Justiça, Advocacia-Geral da União, Controladoria-Geral da União, Receita Federal, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Controladoria Geral do Gasto Público e Transparência do Estado do Tocantins.