No último final de semana, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) promoveu uma noite de festa em comemoração ao Dia do Arquiteto. Na solenidade foi apresentado o projeto arquitetônico vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura, para a construção da nova sede do Conselho, e o concurso do “1º Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins”, que será realizado no próximo ano.

O presidente do Conselho, Silenio Martins Camargo, parabenizou os presentes e comentou a satisfação da gestão em conseguir executar muitos projetos na instituição. “O CAU Tocantins se sente muito honrado por estar aqui, hoje, comemorando algumas conquistas da nossa gestão, que não são apenas nossas, mas de vocês e das gestões que nos antecederam. Foi graças às gestões anteriores, que comandaram bem a nossa instituição, que hoje temos condições de realizar as ações que estamos propondo. É sempre importante lembrar que ninguém caminha sozinho”, reforçou.

“O concurso nos trouxe uma satisfação muito grande, pois tivemos uma repercussão muito boa, tanto no Estado quanto nacionalmente. Fomos elogiados pela coragem e iniciativa em vários momentos, e a nossa grande intenção de fazê-lo é poder dar um ponta pé inicial para que essa modalidade de contração possa virar uma prática, não só no Estado como nacionalmente”, finalizou o presidente.

O coordenador do Concurso Público Nacional de Arquitetura, Gilmar Scaravonatti, ressaltou que o concurso é uma forma legal de contratação e atendeu todos os requisitos da Lei nº 8.666/93. “Nós somos os primeiros, além do CAU BR, a fazer um concurso público para a construção da sede do Conselho. É um marco muito importante para o CAU Tocantins. Isso abre as portas para que se desencadeie uma série de ações visando a realização de outros concursos e eventos de arquitetura. Nós assistimos ao julgamento dos projetos e vimos a qualidade de cada um, o que demonstra a capacidade que o arquiteto urbanista tem de encontrar soluções, Pensar, criar e fazer coisas diferentes”, destacou.

O concurso teve uma excelente receptividade, totalizando 147 inscrições de todo o Brasil e destas, 93 estavam aptas. Foram recebidas 73 propostas para análise, um número muito considerável. Do estado do Tocantins foram 07 inscrições aptas e 05 propostas recebidas e analisadas. O conselheiro federal, membro e relator da comissão julgadora do concurso, Matozalem Souza Santana, salientou o que tais números demonstram. “Isso reflete o quanto os arquitetos são criativos. A comissão ficou extremamente satisfeita com os trabalhos recebidos e com a qualidade do que se produziu. Foi difícil o trabalho de escolher os finalistas, mas conseguimos, após muitas horas, definir três menções honrosas e os três ganhadores do concurso”, disse.

Para o ano de 2019 o CAU-TO já tem novidades. A coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU-TO, Joseliene de Sá, apresentou o “1º Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins”, que vai avaliar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) elaborados nos semestres de 2018, por estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino superior do Estado. O edital já está no site do Conselho e o objetivo é valorizar os cursos de arquitetura e urbanismo, seus formandos e professores, assim como aproximar as instituições de ensino da área. Os TCCs serão avaliados e os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro.

 

Vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura:

1º Lugar:

Responsável Técnico: Alexandre Brasil Garcia – Arquiteto e Urbanista – CAU no A25392-8

Empresa: Arquitetos Associados Ltda EPP – CNPJ no 05.341.138/0001-78

Cidade: Belo Horizonte/MG

 

2º Lugar:

Responsável Técnico: Nonato Veloso – Arquiteto e Urbanista – CAU no A1817-1

Empresa: NV Arquitetura Eireli – CNPJ no 22.879.861/0001-24

Cidade: Brasília/DF

 

3º Lugar:

Responsável Técnico: Gabriel Giambastiani – Arquiteto e Urbanista – CAU no A67185-1

Empresa: 0E1 Arquitetos Ltda – EPP CNPJ no 25.368.091/0001-43

Cidade: Porto Alegre/RS