Entidades e autoridades elaboraram carta onde falam sobre a indicação de Nésio Fernandes para o comando da Secretaria de Estado da Saúde do Espirito Santo.

Na carta, as entidades comemoram a indicação e falam sobre a trajetória de Nésio, além de parabenizarem o governador eleito do Espirito Santo. Para as autoridades, a escolha do novo secretario demonstra um compromisso com a gestão publica do Estado.

 

Confira a íntegra 

Carta de entidades e autoridades em congratulações à indicação de Nésio Fernandes para a SESA/ES

Representando um conjunto de entidades da área da saúde e da sociedade civil organizada, viemos a público parabenizar o governador eleito do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, pela escolha do médico Nésio Fernandes para compor sua equipe como secretário de Estado da Saúde.

Nésio tem longa trajetória na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Controle Social – a esfera participativa do SUS em que usuários, profissionais e gestores discutem , fiscalizam e ajudam a promover políticas públicas de saúde democráticas. Sua história une campos muito importantes para a saúde pública: trata-se de um médico de Saúde da Família pós-graduado em instituições reconhecidas por sua expertise, como o Sírio Libanês em SP, e com experiência em associações comunitárias e movimentos populares da área da saúde, o que o faz conduzir ações em saúde que buscam articular uma assistência de qualidade com o atendimento humanizado e a equidade.

Esse reconhecimento é consequência, especialmente, dos seus feitos em Palmas, capital do estado do Tocantins. Como secretário de saúde daquele município, atuou fortemente na valorização dos trabalhadores do SUS, qualificando a formação em serviço por meio de parcerias com universidades públicas e com a Fundação Escola de Saúde Publica, o que foi fundamental para o sucesso da gestão em vários setores, como vigilância em saúde, vigilância ambiental, atenção primária, melhoria das UPAs, humanização, práticas integrativas e assistência farmacêutica.

Destacamos ainda o sucesso de sua atuação no enfrentamento da hanseníase, que permanece um grave problema de saúde pública no país especialmente por conta de um diagnóstico ainda deficitário dos casos. O projeto “ Palmas Livre da Hanseníase” melhorou a capacidade da estrutura local do SUS para o diagnostico da doença, o que fez com que o município detectasse quase quatro vezes mais os casos chamados de “ocultos”, que não estavam diagnosticados pela rede, diminuindo assim os diagnósticos tardios e as sequelas subsequentes. Este trabalho foi internacionalmente reconhecido e inspirou a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde a lançarem o projeto “ Brasil Livre da Hanseníase”, nos mesmos moldes.

Assim, acreditamos que a escolha de Nésio Fernandes para a equipe demonstra o compromisso do próximo Governo do Estado do Espírito Santo com uma gestão pública comprometida ao mesmo tempo com a excelência técnica e com a humanização dos serviços públicos prestados à população.

Entidades

MORHAN NACIONAL – Coordenação Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase

SBH – Sociedade Brasileira de Hansenologia

UAEM Brasil – Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais

CONAM – Confederação Nacional da Associação de Moradores

SINDSAÚDE-ES – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do Espírito Santo

SINDIENFERMEIROS-ES – Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Espírito Santo 

SINFES – Sindicato dos Farmacêuticos do Espírito Santo 

MORHAN núcleo Cariacica 

MORHAN Capixaba

Associação dos ex-internos do educandário Alzira Bley – Cariacica-ES

Associação Pró-vidas Transplantes do ES

Federação das Associações de Deficientes de MG

Personalidades

Ethel Maciel

(Vice-Reitora da UFES)

Patricia Duarte Deps 
Crispin Cerutti Junior
Maria Angelica Andrade
Tiago Sarti
Adauto Emerich
(Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES)

Filomena Alencar

(Departamento de Pediatria da UFES)

Ernesto Charpinel

(IFES – Instituto Federal do Espírito Santo)

Artur Custódio Moreira de Sousa – RJ
Adauto Vieira – ES 
Getúlio Vargas – RS
(Conselheiros Nacionais de Saude)

Lucimar Batista – PI
(Conselheira Nacional do Direitos da Pessoa com Deficiência)

Leomar Brigagao – TO
Eni Carajás – MG 
(Conselheiros Nacionais dos Direitos da Pessoa Idosa)

Ana Claudia Meirim Krivochein -RJ
(Conselheira nacional da Agência de Saúde Suplementar)

Targino Gondin- BA

(Músico)