Maria José Cotrim- Gazeta do Cerrado
A semana começa com um cenário claro na disputa pelo comando da Assembleia Legislativa. A atual presidente Luana Ribeiro, primeira mulher no comando da Casa, está na busca por votos sem se abalar com a versão de bastidores de que o adversário Toinho Andrade já teria maioria garantida.
Conversando com os deputados, muitos chegam a dizer que Toinho já teria chegado aos 19 dos 24 votos. O maior articulador é o vice-governador Wanderley Barbosa que intensificou a conversa com os deputados.
Toinho tem ficado em Porto Nacional e eventualmente falando com alguns deputados por telefone. Na semana passada esteve com Mauro Carlesse que está dando uma de observador e que tem dois aliados na busca pela vitória.
Já Luana Ribeiro retomou agenda de presidente e passou o final de semana prestigiando evento religioso em Parana, sudeste do Estado. Prefeitos ligados a ela não só torcem como estão tentando mobilizar deputados mais próximos em prol de Luana.
O MDB tem a maior bancada, cinco parlamentares, não abre mão de disputar a vice-presidência. O nome de Amélio Cayres foi ventilado mas enfrentou resistências, segundo apuramos. O páreo será duro para esta vaga, acreditam os parlamentares.
Luana segue na estratégia de fazer contato com os parlamentares.
Fator-mulher
Luana sempre defendeu a bandeira do protagonismo feminino e ainda o fato de filhos de políticos, assim como ela, seguirem os caminhos dos pais. Enfrentar uma Casa com ampla maioria masculina, mesmo com leve aumento na bancada feminina, com certeza é um desafio mesmo que abertamente haja o discurso de igualdade.