Militares do 1° BPM realizaram neste domingo, 20, um treinamento do Plano de Cerco e Bloqueio, que foi desenvolvido para prevenir e combater assaltos na modalidade Novo Cangaço, cujo assaltantes sitiam cidades inteiras para praticar furtos ou roubos em agências bancárias.

O treinamento prioriza uma resposta rápida e segura para os policiais e para a população. Nele foi simulada uma situação real de ataque a uma determinada agência bancária da cidade, sendo tomadas todas as providências por parte do SISTEMA INTEGRADO DE OPERAÇÕES -SIOP e COMANDANTE DE POLICIAMENTO URBANO-CPU, com as guarnições de área se posicionando em pontos estratégicos da cidade, com vistas a reprimir a modalidade criminosa citada.

“Acreditamos que o treinamento é de suma importância, pois através dele podemos efetivamente realizar tomada de decisões e ações de pronta-tarefa, por já ter mentalizado uma situação deste nível de perigo anteriormente”, afirmou o Tenente George, CPU.

Já o Soldado Cláudio afirmou que “este tipo de treinamento traz para o militar a preparação psicológica necessária, levando em consideração a segurança do grupo, foco no alvo e presença de civis, primordial para o embate em eventos desta natureza”.