Segundo levantamento do governo do estado, mais de 20 mil pessoas estão na fila de espera para ganhar uma casa em Palmas. É o caso de  Maria Ernestina Vieira de Souza é uma destas pessoas que sonha com a casa própria. Ela trabalha como gari e vive com as duas filhas. Há 11 anos espera ser contemplada. Enquanto isso, muitas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida que começaram a ser construídas na cidade estão paradas, algumas há pelo menos três anos.

“Tenho esperança. Em nome de Jesus, tenho esperança que vou ganhar”, disse Maria Ernestina.

Mais de 2,2 mil unidades habitacionais começaram a ser construídas em Palmas. Só que muitas estão em situação de abandono com mato alto, janelas e portas enferrujadas e sinais de vandalismo. Este é o caso de centenas de unidades no Jardim Taquari.

A Superintendência de Habitação, Desenvolvimento Urbano do Estado informou que as obras do Jardim Taquari serão retomadas assim que for aberta a publicação da licitação, prevista para dia 29 de janeiro. Depois disso a empresa vencedora vai retomar as obras.

O secretário de habitação de Palmas, Fábio Frantz, explicou que a demanda por casas populares é ainda maior e o município busca parcerias e dá incentivos para tentar atender a demanda. Segundo o município, 2,4 unidades estão em construção na cidade. “Temos em Palmas hoje 14 mil famílias que estão com o cadastro atualizado e vão concorrer a essas unidades habitacionais nos próximos meses. Porém, nós temos também 16 mil famílias cadastradas que há mais de dois anos não faz o recadastramento e atualiza as informações e não podem participar do sorteio. É importantes elas procurarem uma unidade do Resolve Palmas para recadastrar e concorrer”, disse