Após operação da Policia Federal executada nesta quinta-feira, 24, em escritório no Goiás, referente a um suposto desvio de de milhões da Secretaria da Saúde de Araguaína, o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar -IBGH se manifestou através de nota.

Na nota eles afirmam que são apenas suposições

 

Veja a íntegra da nota:

O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH esclarece que no dia 24 de janeiro de 2019 foi surpreendido com uma ordem judicial de busca e apreensão de documentos em sua sede, na cidade de Goiânia (GO), referente ao contrato de gestão que o IBGH possuía com o Município de Araguaína (TO).

O IBGH gerenciou, durante o período de novembro de 2015 a abril de 2018, o Hospital Municipal, a UPA 24h e o Ambulatório de Especialidades do Município de Araguaína. Todas as obrigações contratuais foram respeitadas. O Município de Araguaína foi um dos sorteados no programa de Fiscalização de Entes Federativos (FEF4), ação muito importante que tem como objetivo verificar a aplicação dos recursos federais transferidos às prefeituras. Uma dessas auditorias já estava em curso quando houve a finalização do contrato de gestão.

Considerando que o IBGH encerrou suas atividades na cidade de Araguaína em abril de 2018, todo o acervo referente à execução do contrato foi transferido para sede e permaneceu arquivado. Este é o padrão das normas contábeis que regem a matéria.

O IBGH entende que a medida adotada pela Controladoria Geral da União (CGU) poderia ter sido substituída por uma mera solicitação administrativa dos documentos. Este procedimento, o de solicitar a documentação, também é considerado padrão pelos demais órgãos de auditoria, como os Tribunais de Contas, Controladoria de Estado e Municípios e Sistema Nacional de Auditoria do SUS.

Vale ressaltar ainda que as denúncias até o presente momento são apenas suposições, pois não existe relatório do órgão fiscalizador comprovando o alegado. Desta forma, o IBGH, em respeito aos entes com os quais mantém contrato de gestão, aos colaboradores e aos usuários do SUS atendidos nas Unidades gerenciadas pelo Instituto, vem a público esclarecer que sempre cumpriu integralmente suas obrigações contratuais.

A OS se coloca à disposição para quaisquer novos esclarecimentos complementares. Também será realizada uma auditoria interna para reavaliar todos os processos de trabalho da Instituição, de forma a ampliar os esforços de transparência em todos os processos e demonstrar a lisura de todos os atos praticados. O IBGH tem como princípio a busca pela excelência, conta com equipe de profissionais altamente qualificados e sempre prezou pela ética em suas relações comerciais, seja com os entes públicos e também com fornecedores e colaboradores.