Essa semana o Ministério Público Estadual (MPE) pediu que o governo do estado avalie a segurança da ponte sobre o rio Tocantins, na TO-255, em Porto Nacional. Os motoristas ficam com medo da travessia por causa das condições, já teve o tráfego de caminhões reduzido.
A obra já tem mais de 40 anos.
De acordo com o órgão, o cumprimento de uma decisão judicial obriga o Estado a adotar medidas que garantam segurança para quem passa no local.
Em setembro de 2011, a ponte foi parcialmente interditada, pois o trajeto é considerado arriscado. No ano de 2014, foi aberto, o processo licitatório para a construção de uma nova ponte, mas as obras não começaram.
Segundo o MPE, o estado precisa providenciar novas análises técnicas avaliando a necessidade de maiores restrições ao tráfego de veículos sobre a estrutura. O governo também deve colocar radares móveis e fixos em toda a ponte e placas de advertência.
Interdição
A ponte sobre o rio Tocantins está parcialmente interditada desde setembro de 2011, conforme decreto do governo do estado. Desde essa época, somente veículos com até 30 toneladas de peso podem passar pelo local. Para chegar à capital, veículos que ultrapassam o limite de peso imposto pelo decreto precisam ir até Paraíso do Tocantins, aumentando a distância em 100 km.
*Com informações do G1