Um bebê de 11 meses está precisando de um transplante de medula óssea com urgência. Ele possui uma doença rara, conhecida como granulomatosa crônica e luta para sobreviver desde 2018, quando foi diagnosticado.
Segundo especialistas, Álvaro Alves precisa de alguém compatível. Os parentes estão fazendo uma campanha pedindo que voluntários se cadastrem para fazer a doação, já que ninguém da família possui a compatibilidade.
O bebê faz o uso de dois antibióticos para manter o quadro de saúde estável. A mãe dele, Giovana Carvalho disse que o garotinho sofreu muito com os primeiros sintomas da doença.
“Ele teve pneumonia, linfonodos por todo o corpo. Começou no ouvido, passou para as axilas e depois se generalizou”, disse.
Após oito meses e várias internações, a criança foi encaminhada para Brasília para dar seguimento ao tratamento.
“A gente foi de UTI aérea. Ele estava bem debilitado e lá começou outro tratamento com antibiótico. Ele já tinha tomado vários. Já estava quase sem opções de medicamentos para dar para ele”, lembra a mãe.
Como se cadastratrar
Para realizar o cadastro e saber se compatível, basta procurar o Hemocentro de Palmas. Os voluntários precisam ter entre 18 e 55 anos e não ter doenças no sangue. A responsável por captar doadores, Samara Cardoso, explicou como é feito o procedimento.
“A pessoa vem e a gente coleta 4 ml de sangue que são enviados para um laboratório e posteriormente para a rede nacional, onde faz o cruzamento genético”.
*Com informações da TV Anhanguera via G1 Tocantins