Os quase 2 mil moradores da cidade de Belushya Guba, no arquipélago russo de Nova Zembla, estão assustados com uma invasão sem precedentes de ursos polares. Pelo menos 52 animais já foram avistados, circulando por entre blocos de apartamentos e ruas da cidade.
“Eles se tornaram insolentes. Isso é assustador” disse a moradora Anastasia Bondarenko ao Siberian Times. “Quando eles andam sob sua janela à noite, é assustador.”
De acordo com as autoridades locais, os animais começaram a chegar em dezembro de 2018 e nunca mais foram embora. Diversos vídeos feitos pelos moradores e câmeras de segurança mostram os animais circulando pela cidade. Embora um mostre que nem todo mundo está com medo. Veja abaixo.
“Há casos de comportamento agressivo de animais selvagens — ataques a pessoas, penetração em edifícios residenciais e de escritórios”, alerta o vice-chefe da administração local, Aleksandr Minayev. “Na aldeia existem constantemente de seis a dez ursos polares.”
Por ser proibido atirar nos ursos para assustá-los, a população precisa se esconder, com muitos pais deixando as crianças fora das escolas. De acordo com a reportagem do Siberian Times, especialistas estão a caminho para lidar com a situação.
A tendência, no entanto, é que esse tipo de invasão seja cada vez mais comuns. Graças à alteração do clima no Ártico, uma das regiões mais afetadas pelo aquecimento global, os ursos encontram cada vez menos comida, tendo que ir cada vez mais longe para comer. Nem que seja na mesa de jantar dos moradores de Belushya Guba.
Fonte: Revista Galielu