O projeto de praça inteligente apresentado pelos alunos da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto foi premiado com o 1º lugar na maratona de inovação HackSESI que foi realizada durante a feira de conhecimentos SESI Futuro iniciada nesta quinta-feira, 14/02, em Palmas. Além dos vencedores, os alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes (2º colocado) e do Serviço Social do Comércio (3º colocado) toparam o desafio de desenvolver, em aproximadamente 8 horas, soluções inovadoras que abrangessem conceitos como sustentabilidade, tecnologia e acessibilidade.
“A ideia do hackaton, nome dado para esse tipo de maratona, é trazer para os participantes uma problemática social e o que nós levantamos nessa prova foi uma demanda por praças adequadas para atender toda a população. Jogamos essa ideia para os alunos, eles acataram e buscaram inovações, soluções com sustentabilidade e tecnologia formando projetos atraentes e que nos deixaram muito satisfeitos”, explicou o supervisor regional de Educação do SESI e organizador da prova, Marcel Lara.
As equipes participantes apresentaram seus projetos à uma banca avaliadora, após a pesquisa e discussão em grupo. Os vencedores conseguiram a melhor pontuação em quesitos como clareza na definição e apresentação, qualidade, variedade e aprofundamento de dados, criatividade e engajamento. Todos levaram medalhas e troféu por equipe da competição. Os projetos apontaram a necessidade de utilização de energia solar, soluções voltadas à acessibilidade como solos táteis, captação de água da chuva para reaproveitamento em banheiros públicos, estruturas móveis pré-moldadas para facilitação de eventos e até mesmo aplicativos dos espaços públicos para interação com a comunidade.
O estudante da Escola Frederico, Eduardo Botelho, de 18 anos, garante que a experiência o despertou a participar ativamente dos problemas e soluções da comunidade em que vive. “Eu aprendi que eu posso criar uma solução para as coisas se a gente se preocupar com isso. Quando colocaram o tema, a gente começou a se preocupar e pensar e viu que tem várias soluções possíveis e fáceis, mas não se preocupando, a gente não liga e acaba não fazendo”, disse o aluno da equipe campeã que recebeu um prêmio de R$ 900,00 em vale presente (cartão).
Evento continua
O SESI Futuro já realizou aproximadamente 4 mil atendimentos na Unidade do Serviço Social da Indústria e continua nesta sexta-feira, 15/02, de forma gratuita para toda a comunidade, de 08 às 18 horas. Palestras, minicursos, mostras, entre outras ações que trazem temas como trabalho, empreendedorismo, ciência e tecnologia, inovação, juventude e cidadania estão disponíveis, conforme a programação abaixo:
SESI FUTURO – PALMAS
Local: Unidade SESI Palmas (Quadra 104 Sul, Rua SE 05, Lote 02 – Centro – em frente a Praça dos Girassóis). Contato: (63) 3229-5600 / Intervalo para almoço: 12 às 14 horas
15/02/2019 (sexta-feira)
09:00 – Palestra: Você Faz a Diferença? / Sheyla Costa
11:00 – Palestra: A Tecnologia a Serviço do Mercado de Trabalho / Carla Cássia
14:00 – Palestra: Tecnologia: Tendência e Mercado de Trabalho/ Álvaro Prestes – ConsisTI
15:30 – Palestra: Como superar crises que geram tristeza e que podem levar à depressão / Dr. Rafael Julião
ATIVIDADES PARALELAS
15/02/2019
08:00 às 18:00
- Sala Interativa 3D
- Tecnologias Educacionais (Projetor/Lousa Digital)
- Simulador Virtual de Riscos de Acidentes e de combate a incêndio
- Jogos Xbox Kinect
- Avaliação de Bioimpedância
- Simulação de Primeiros Socorros
- Campanha e Expositor contra o mosquito da dengue
- Exposição das Unidade Móveis de Saúde
- Espaço EJA (Educação de Jovens e Adultos)
- Curso de Educação Continuada EAD/ Estande de Robótica
- Estande Tecnologia da Informação – CRP
- Demonstração de Inside Place e Sergipetec
- Exposição de Soluções Inovadoras
Faculdade Católica:
Desenvolvimento de um aplicativo para auxílio no processo de correção do teste psicológico palográfico;
- Análise da saúde da soja através do cálculo da área foliar com uso de imagens
- Utilização de Redes Neurais Profundas e Detecção de Imagens na identificação de pragas em lavoura de soja
- Proposta de utilização de um veículo aéreo de baixo custo para identificação de pragas em lavouras de soja
Maquete Mineração e irrigação (ULBRA)
09:00 às 11:00 e 15:00 às 17:00
Oficina de Robótica
16:30
Minicurso “Novos Olhares e caminhos metodológicos para o ensino de Jovens e Adultos. Explanará novos desafios e as novas possibilidades de metodologias aplicadas no ensino e aprendizagem dos alunos da Nova EJA EAD, bem como, o processo de avaliação de saberes.