Maju Cotrim – Jornalista e Editora-Chefe

O fim do Carnaval traz a necessidade de uma série de respostas em vários gargalos pendentes no e para o Tocantins. Muitas delas se desenvolvem no campo político mas trazem reflexos para a população de todo Estado.

A primeira delas: o orçamento deste ano do governo e dos poderes. O relator da matéria é o deputado Nilton Franco e a expectativa é que os parlamentares corram para analisar e aprovar a peça que está desde o ano passado na Casa. Na Assembleia Legislativa tramitam também a reforma administrativa, a polêmica MP do Congelamento dos direitos dos servidores por 30 meses e a não menos também polêmica PEC da Procuradoria que pode flexibilizar a nomeação de procuradores gerais.

A Ponte

O relatório final com os detalhes da situação estrutural da Ponte de Porto Nacional também é outra espera do Pós-Carnaval. Mesmo com as balsas operando no local falta o diagnóstico técnico geral da atual situação o que norteará as ações futuras com relação á ponte. Moradores reclamam da passagem á noite na valsa, com filas de dezenas de carro e escuro nas proximidades dos atracadouros.

Mais médicos urgente

Com o cumprimento da carga horária determinada pela Justiça e a demissão em massa de vários médicos da rede pública do Tocantins a situação precisa ser normalizada com a contratação de novos profissionais para o interior do Estado. Fazendo um parêntese neste assunto: com a aprovação do orçamento deve vir ainda a estadualização dos hospitais de Colinas, Araguatins e Tocantinópolis, anunciadas pela gestão estadual.

Em Brasília…

Na Câmara Federal começará a análise da reforma da Previdência proposta pelo governo de Jair Bolsonaro. Da bancada federal do Tocantins os deputados e senadores avaliam os detalhes e caso a caso. Kátia Abreu e Célio Moura já se colocaram abertamente contra e os demais seguem ouvindo aliados, o próprio governo e as categorias interessadas. Ou seja: a população do Tocantins quer saber o que defendem e como vão se posicionar os parlamentares do Estado.

Prefeitos organizados

Ficou também para depois do Carnaval uma ampla reunião entre os prefeitos do Tocantins, capitaneada pela ATM, para discutir os assuntos que mais impactam as prefeituras e as ações de curto prazo pendentes que dependem do Estado.

Polícias e Operações

Várias operações das Polícias federais e civis devem se intensificar a partir da próxima semana. Desde a Jogo Limpo que mira a Fundação de Esportes em Palmas até a Catarse que está de olho em servidores fantasmas em várias esferas. O fato é que a população espera o resultado das investigações que estão em curso.

E os auditores?

Falando em resoluções após o Carnaval não dá para deixar de fora a insatisfação de auditores fiscais do Estado com as alterações anunciadas pela Secretaria da Fazenda, Houve mobilização na pasta, reunião com o Secretário Sandro Armando e ficou para depois do Carnaval a tentativa de construção de uma alternativa para conciliação.

Se o ano começa após o Carnaval…Feliz 2019 então!