Maria José Cotrim- Jornalista e Editora
A disputa mais acirrada da história do Tocantins pelas duas vagas ao Senado ganha capítulos novos e tem seis incansáveis candidatos qualitativos na busca pela preferência.os próximos dias serão de muitas reuniões, ligações, reforço nas redes sociais e outras estratégias internas.
O candidato ao Senado, Eduardo Gomes do SD é a grande surpresa na reta final destas eleições pelo mandato de oito anos. Nos últimos dias o crescimento é visível bem como as adesões e apoios. Não bastasse a mobilização que reuniu mais de 700 vereadores em Palmas esta semana, ele desponta nos 10 maiores colégios eleitorais e com o mote de querer ser o Senador de Palmas, pela ligação que tem com a capital, pode ter ampla vantagem na votação na cidade assim como em Araguaína.
Conforme apuramos, surpresas boas devem vir somar nos próximos dias à campanha dele com apoio de líderes estratégicos da cidade, como o da ex-prefeita Nilmar Ruiz que inclusive ia disputar o Senado e agora o apoia e outros nomes.
Gomes demonstra estar sereno e trabalha para ampliar a expectativa de votos. Internamente, os aliados afirmam que as próximas pesquisas já devem mostrar o crescimento e até favoritismo para a disputa.
O entrosamento de Gomes com o próprio governador Carlesse é algo visível e outro fator que chama atenção já que ele chegou depois no grupo.
Vicentinho também não descansa
O candidato á reeleição, Vicentinho Alves também não descansa e mantém a campanha num ritmo acelerado com visitas a comércios e grandes reuniões nos municípios. Desde o início na liderança da disputa ele tem dito que seguirá buscando os votos até o último momento mesmo sendo considerado um dos que está com uma das vagas garantidas. Prefeitos reafirmaram seus apoios ao Senador que é um dos que mais traz recursos para o Estado. Nesta semana as movimentações dele seguem a todo vapor.
Irajá reage
O candidato Irajá Abreu teve também uma ampliação nas suas articulações e andanças pelo Estado com a chegada de novos apoiadores, conforme a Gazeta tem noticiado todos os dias. Nas redes ele mostra diariamente reuniões lotadas.
Halum confiante
O candidato Palaciano, César Halum afirmou á nossa equipe que lida com tranquilidade com as pesquisas e rumores. “Não podem me chamar de ladrão então a única coisa que eles podem dizer é que eu não vou ganhar”, chegou a dizer. Ele não para com as articulações e é claro seu favoritismo na região do Bico do Papagaio.
Mourão e a onda Hadadd
O petista Paulo Mourão é outro incansável na busca por uma das vagas. O crescimento do presidenciável do PT, Fernando Hadadd pode ajudar a elevá-lo na disputa. O candidato de Lula fez vídeo detalhando o apoio a Mourão e destacando seu trabalho e compromisso com a Educação.Mourão foca na busca pelo eleitor e não em líderes A ou B. Se movimenta nas bases e conta com apoio de ampla maioria dos sindicatos.
Ataídes explora discurso contra corrupção
O candidato Ataídes Oliveira além da ampla base de prefeitos tem explorado o discurso contra a corrupção por onde tem passado. Com uma campanha que se comunica bem nas redes e com seus eleitores, ele tem ainda tocado fundo nos problemas base do Estado como a falta de empregos. O MDB nas suas duas suplências aumenta sua capilaridade.
Os outros três candidatos: Farlei Mayer, Antônio Jorge e Melqui Aires correm por fora na busca dos votos dos indecisos e indignados com a Política.