Maju Cotrim
O prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos conversou com a Gazeta do Cerrado na tarde desta sexta-feira, 8, e revelou algumas ações que já definiu para sua gestão.
Eduardo pretende criar o Instituto de Terras de Palmas, o DataPalmas, a Secretaria do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Cerrado Amazônico: “foi feito de uma conversa com representantes do Ministério e de lá veio essa demanda”, disse à Gazeta. Ele pretende ter pastas alinhadas a do governo federal.
Ele anunciou ainda que vai criar a Palmas Parcerias para lidar com as parcerias público-privadas assim como tem o Tocantins Parcerias no Estado.
“A regularização de Palmas não pode ser tratada de forma secundária, porque nosso problema ele é 100% de regulamentação fundiária”, disse.
Transporte
“Vamos ter um 1º de janeiro sem traumas e com mudança radical sem prejuízo a ninguém, vamos fazer uma economia muito grande”, disse Eduardo ao garantir mudança no sistema de transporte já assim que assumir. O modelo será alterado.
Réveillon e devolver imóveis
“Sei quanto custa um réveillon, no lugar dele vai um CMEI para a Capadócia”, disse ao afirmar que terá como prioridade as obras importantes da cidade.
“Pretendo devolver imóveis o suficiente que diminua o preço assim como vou aplicar reajustes , hoje o município gasta R$ 20 milhões com aluguéis”, disse.
A posse dele será simbólica no Paço e a reforma continuará ainda por mais alguns meses.
Estrutura
Ele vai criar ainda a Zeladoria, a Secretaria de Licenciamento para desburocratizar abertura de empresas em Palmas.
Ele pretende ainda, conforme consta no plano de governo, criar o Instituto de Ciência e Tecnologia Municipal (ICT Municipal) e a Universidade Corporativa 20 de maio.
Eduardo terá ainda na sua estrutura a Criação da Secretaria da Proteção e do Bem Estar Animal.
Transição
Ele indicará cinco nomes para a comissão de transição pelo menos três são efetivos da gestão. “Preciso de alguns do tribunal que nos ajude na compreensão, na visão, terei alguém das finanças, alguém da administrativa, alguém da saúde e alguém que vai preparar a reforma administrativa”, disse.
“Vou trabalhar majoritariamente com funcionários os escolhidos dentre servidores efetivos”, disse.
Resgate de programas
Eduardo propõe ainda Resgatar os Programas Sociais como os “Pioneiros Mirins” em número de 15 mil crianças e jovens que retornarão em uma proposta compatível com as mudanças e transformações ocorridas na nossa sociedade, nas seguintes modalidades: a. Programa “Passageiros do Futuro”; b. Programa “Pão Nosso de Cada Dia”; c. Programa “Bom de Bola, Bom de Escola”; d. Programa “Força Jovem”; e. Programa “Menina Mulher”; f. Projeto “Canto Coral”.