Valéria é estudante da escola estadual Liberdade, em Palmas

Quando o Ensino Médio vai chegando ao fim, a ansiedade toma conta dos estudantes. É uma época de transformações e uma pergunta não sai da cabeça: que caminho trilhar após a saída da escola? Uma vaga na faculdade continua sendo o melhor caminho para  conquistar uma carreira profissional de sucesso e consequentemente a tão sonhada estabilidade financeira.

Valéria da Silva Aguiar, de 17 anos,  já sabe qual caminho vai trilhar. Ela é aluna do Colégio Estadual Liberdade, localizada no setor Aureny III, região sul de Palmas,  e está comemorando os bons resultados de sua dedicação aos estudos durante os três anos do ensino médio. A estudante foi aprovada no curso de Engenharia Ambiental, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Valéria conta que sempre teve o sonho de cursar o Ensino Superior na área do Meio Ambiente.

O diretor da escola, Valéria e sua mãe Mariza – Foto: arquivo pessoal

Ela se prepara para os novos desafios da graduação e comemora essa conquista com toda escola e sua mãe, Mariza Alves.  “Todos ficaram muito felizes e realizados com essa conquista”, disse a aprovada.

Valéria contou à Gazeta do Cerrado que aproveitou esse período de quarentena para estudar em casa e adquirir novos conhecimentos e que estudava cerca de 4 horas por dia. Ressalta ainda que não fez cursinho preparatório “nunca fiz nenhum tipo de cursinho sempre usei a rede estadual de ensino para  meus aprendizados”.

A professora Ana Beatriz Baiochi faz parte do corpo docente da Unidade desde 2015 e acompanha a turma da qual Valéria faz parte desde o 8ª ano se emocionou ao relatar o quanto é grata por ter feito parte dessa conquista.

Professora Ana Beatriz Baiochi – Foto: arquivo pessoal

“Ela me surpreendeu, sempre foi quieta, na dela, mas esforçada”. Ana contou que soube pelas redes sociais da aluna. “Quando ela postou nas redes sociais, só faltei soltar foguetes, fiquei muito feliz”, lembrou Ana

O Diretor da escola, Aurélio Lopes Brito, disse que a conquista de Valéria serve de estimulo para os demais alunos. ” Aqui é uma escola periférica, os alunos são de baixa renda.  Essa aprovação engrandece a escola e os professores. Nos sentimos recompensados por todo trabalho na caminhada da Educação”

A estudante também comentou sobre o engajamento dos professores durante os estudos remotos. “sempre incentivando a estarmos estudando mesmo longe das salas de aula devido a pandemia”

Gratidão 

“Me sinto muito grata a todos professores que me acompanharam e me incentivaram a ir atrás dos meus sonhos, e grata a todos da rede estadual de ensino por sua qualidade de ensino aqui no Tocantins.”

Mensagem aos alunos da Escola Liberdade

“Todos os alunos devem acreditar nos seus sonhos e usar todas as oportunidades de aprendizagem que os professores ofertam”

Foto: arquivo pessoal

 

Por Luciane Santana

 

Leia também:

Vestibular da Unitins vai ofertar 640 vagas para graduação

Estudantes de escola pública do TO comemoram aprovação em Universidade