Edilene Pelissari, dona de loja maquiagem Bela Makeup Gpi

 

A crise gerada pela pandemia da COVID 19 vai além da saúde e impacta principalmente os pequenos negócios ligados as atividades comerciais. O Dia das Mães, a segunda data mais importante no calendário varejista brasileiro, também sofrerá quedas no faturamento. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê um encolhimento de 59,2% no faturamento real do setor na data, em comparação com o ano passado. Para amenizar o cenário ruim, empresárias e mães tocantinenses encontraram alternativas e estão otimistas com as vendas para a data.

Em Gurupi, a empresária Edilene Pelissari, passou a fazer entregas e inovou sua oferta de produtos. Para o dia das mães, apostou na personalização.

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Minha loja não trabalhava com entregas e quando o comércio fechou precisei remodelar meu negócio. Comecei a oferecer combos, unindo vários produtos de maquiagem em uma só venda. Na páscoa divulgamos o ovo de make e vendemos mais de 300 unidades do combo. Para o Dia das Mães, investi em caixas com kits e preços variados, além de mensagens de valorização às mães, já que o momento pede ainda mais carinho”, destacou a empresária.

Dona da Pastelaria em Paraíso, Leia Alves encontrou uma ideia inspiradora para seu negócio nas redes sociais.

Atendo na feira da cidade há 10 anos e neste momento tive de produzir e vender de casa. Precisei investir na divulgação na internet e minha filha tem sido um grande apoio para esta parte. Enquanto isso, com a mão na massa também precisei reinventar na cozinha. Um dia estava muito triste e desanimada com a queda nas vendas. Pesquisando vi que em São Paulo existia o hamburguer de pastel e resolvi apostar. A ideia deu muito certo. Estamos recebendo muito pedidos”, relatou.

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Em Natividade, a dona de um hotel, Cirene Morais passou a personalizar o café da manhã dos clientes para evitar aglomerações.

O nosso café da manhã passou a ser a La carte: montei um cardápio e agora o atendimento é personalizado, assim não há mais aglomeração de hóspedes no buffet. Essa mudança foi muito positiva pois agora tenho um “contato” mais pessoal com cada cliente, explicou a empresária destacando que também adotou o cartão fidelidade para clientes viajantes em que, a cada 10 diárias a 11ª é por conta da casa”.

#DoLimãoàLimonada

#DoLimãoàLimonada é uma campanha do Sebrae Tocantins de apoio aos pequenos negócios que estão encarando as adversidades como forma de superação. São bons exemplos de como os empresários tocantinenses se reinventaram e fizeram da crise uma oportunidade, já que a habilidade de se transformar nunca foi tão importante para o sucesso de um negócio.

(Assessoria de imprensa Sebrae)