O presidente Jair Bolsonaro demitiu do cargo, nesta quinta-feira (13), o general Carlos Alberto Santos Cruz, ministro-chefe da Secretaria de Governo. Em uma carta enviada à imprensa, o agora ex-ministro confirmou que sua saída foi uma decisão de Bolsonaro. O substituto de Santos Cruz será outro militar, o general Luiz Eduardo Ramos.

Em nota, Bolsonaro “deixa claro que essa ação não afeta a amizade, a admiração e o respeito mútuo” entre ele e Santos Cruz.

O ministro vinha tendo atritos, desde o início do ano, com figuras influentes no governo, como o escritor Olavo de Carvalho. Também houve desentendimentos entre o ministro e filhos de Bolsonaro. Segundo uma fonte, a sustentação de Santos Cruz no cargo vinha deteriorando-se desde o caso do vídeo pró-golpe militar de 1964 divulgado em um canal de WhatsApp usado oficialmente pelo Planalto para comunicação com jornalistas.

Após virem à tona o ator que aparecia no vídeo e o empresário que financiou a peça, o ministro assumiu a culpa pela divulgação do filme, afirmando que um funcionário da Secretaria de Comunicação, ligada à pasta dele, fez o envio por engano.

Este é o terceiro ministro do governo Bolsonaro a cair em menos de seis meses. O primeiro foi Gustavo Bebianno, da Secretaria de Governo (substituído pelo general Floriano Peixoto) e o segundo foi Ricardo Vélez Rodríguez, da Educação (sucedido por Abraham Weintraub).

Leia a íntegra da carta de despedida de Santos Cruz:

CARTA À IMPRENSA 
Na oportunidade em que deixo a função de ministro da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República, por decisão do Excelentíssimo Presidente Jair Messias Bolsonaro, expresso minha admiração e agradecimento: 
– A todos os servidores da Segov, pela dedicação, capacidade e amizade com que trabalharam, desejando que continuem com a mesma exemplar eficiência; 
– Aos Excelentíssimos Deputados e Senadores, digníssimos representantes do povo brasileiro, pelo relacionamento profissional respeitoso, desejando sucesso no equacionamento e na solução das necessidades e anseios de todos os brasileiros, com especial destaque para o Excelentíssimo Senador Davi Alcolumbre (presidente do Senado Federal) e Excelentíssimo Deputado Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados); 
– Aos Governadores e Prefeitos que deram a honra de trazer à Segov suas contribuições; 
– À imprensa, de modo geral, pelo profissionalismo que sempre me trataram em todas as oportunidades; 
– Às autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público e do Tribunal de Contas da União, pela cortesia no relacionamento e nas oportunidades em que tive a honra de travar contato, desejo que sejam sempre iluminados em suas decisões. 
– Às diversas instituições e organizações civis, empresas, servidores públicos, embaixadores e todos os cidadãos que travaram contato com o governo por meio da Segov; 
– Ao Presidente Bolsonaro e seus familiares, desejo saúde, felicidade e sucesso. 
CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ