A Família fez homenagem ao profissionais de saúde

Conteúdo Gazeta do Cerrado

Uma história de superação e esperança. Dona Aurenice Brito de 48 anos venceu a Covid-19 e se prepara para ir para casa após alta da UTI.

Foram quase 20 dias internada na UTI – Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 do HGP – Hospital Geral de Palmas. Nesta sexta-feira, 19/3, ela foi transferida para a enfermaria da unidade, onde continuará o tratamento.

Em entrevista à Gazeta do Cerrado, a família dela contou essa história.

Então… Ela deu entrada na UPA mês passado no dia 20, com 2 dias indo e voltando da upa ela teve queda de saturação e foi para o hospital de campanha onde foi intubada… não tinha leito no terceiro dia. Ficou um dia na espera de leito de UTI e conseguiu no HGP ”, conta.

A saga da paciente continuou na luta pela vida. “Em 18 dias teve 5 paradas cardíacas, caindo os sinais e fez traqueostomia. Ela está fazendo fonoterapia e fisioterapia”

Dona Aurenice após receber alta da UTI ficou mais 3 dias esperando um leito clínico. “Ela não veio para casa porque está com a traqueostomia“, conta a filha, Erica Pollyana Oliveira.

Homenagem

Quem trava a luta contra a covid-19 sabe que cada melhora é motivo de comemoração, de renovar a esperança. Aurenice Brito, de 48 anos, já passou por muitas coisas desde que sentiu os primeiros sintomas do novo coronavírus há um mês.

Na saída da UTI para o leito clínico, os familiares da paciente presentearam os colaboradores da UTI com flores, bombons e bilhetes com mensagens de agradecimento. O momento foi marcado por muita emoção e lágrimas.

Assistência qualificada que salva

Segundo a filha da paciente, Érica Nunes, Aurenice foi salva graças ao atendimento na UTI Covid-19, que é gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

“Esses foram os piores dias da minha vida. Quando ela apresentou os primeiros sintomas, achamos que ela ia se recuperar tranquilamente em casa. Afinal, minha mãe é jovem, faz atividade física, é uma mulher ativa e está fora do grupo de risco. Mas foi diferente. Ela precisou de UTI. A gente sabe que foi graças ao atendimento no Hospital que ela segue viva. Sem UTI, não teríamos conseguido essa vitória”, conta Érica.

Para Érica, os colaboradores que cuidaram de Aurenice na UTI “merecem o mundo”. “Eles salvaram a avó das minhas duas filhas. Uma tem nove meses e pouco conviveu com ela. Então eles merecem tudo, o mundo”, complementou.

Gratidão fortalece quem está na linha de frente

Os colaboradores ficaram emocionados com a homenagem e o carinho da família de Aurenice com eles. Segundo a assistente social Marisangela Lima, gestos como esse ajudam a fortalecer a equipe em um momento difícil que o país está enfrentando com a segunda onda do novo coronavírus.

A gente fica só gratidão, porque vimos uma paciente que chegou bastante debilitada, passou por um processo bem difícil e hoje ela recebe alta da UTI. Ficamos muito agradecidos também porque estamos vivendo uma fase difícil da pandemia, com muitos óbitos. Então, quando sai um paciente de alta, para nós é uma vitória muito grande”, afirmou a assistente social.

ISAC

Atualmente, o ISAC gerencia 111 leitos de UTI Covid-19 na rede pública do Tocantins. São 30 só no Hospital Geral de Palmas. Em todas as unidades, a organização social adota um modelo de governança assistencial que garante qualidade, segurança e humanização ao atendimento dos pacientes.

Aqui, a gente presta o cuidado humanizado, levando em consideração o histórico do paciente. E buscamos envolver as pessoas que o aguardam lá fora, seja com uma mensagem ou dizendo quando se está entubado: ‘a sua família perguntou por você’. Queremos que essas pessoas voltem para quem está lá fora, aguardando e intercedendo pela sua melhora e que confiam que a nossa equipe o salvará. Então, para nós, homenagens como a de hoje demonstram que o nosso jeito de acolher e cuidar fazem a diferença na vida dos usuários”, disse a gestora.

Fotos: Arquivos pessoais

*Com informações da assessoria do ISAC