Quem quer concluir o Ensino Médio e obter qualificação profissional em produção cultural gratuitamente poderá se inscrever, a partir do dia 6 de junho, para concorrer a uma vaga no Sesc EAD EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos). Essa é a segunda turma que a instituição abre neste ano, como forma de incentivar a retomada dos estudos para o público a partir de 18 anos que não concluiu o Ensino Médio e ainda fomentar o acesso ao mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas no site do Sesc até o dia 4 de julho. O curso está disponível nas regiões Norte, Nordeste e Sul.

O projeto é realizado em parceria com o Senac, responsável pela plataforma de realização do curso. O Sesc EAD EJA tem duração de três semestres, com carga horária de 1.200 horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% presencial. Os estudantes também têm acesso a atividades presenciais e on-line de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nos estados participantes: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

“Iniciamos o projeto em março e tivemos um retorno de mais de 5.700 inscrições, o que demonstra um expressivo quantitativo de pessoas que buscam uma oportunidade para retomar os estudos. O ensino a distância, aliado à qualificação profissional, vem ao encontro da necessidade deste público por sua flexibilidade e impulso ao mercado de trabalho”, explica Cynthia Rodrigues, Gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc.

O curso atende às orientações do Novo Ensino Médio, que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com itinerários formativos focando nas áreas de conhecimento e na formação profissional. A construção dos conteúdos foi baseada em experimentações e maior interação dos participantes. “Optamos por um nível de alta ludicidade, com o uso de estratégias e de recursos mais elaborados – tanto pedagogicamente quanto em termos de produção multimídia”, esclarece Cynthia. Nesse contexto, podem ser empregados a simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias compatíveis com os objetivos do curso.

Oferecido a pessoas com mais de 18 anos, que tenham finalizado o Ensino Fundamental, o Sesc EAD EJA registrou em sua primeira turma um maior número de alunos na faixa etária entre 21 e 30 anos. Mas comprovando que não existe idade para a busca de conhecimento, o polo Sesc Viamão, no Rio Grande do Sul, tem entre os estudantes Noemi Mattos, de 71 anos. “Agradeço pela oportunidade porque é gratificante ter uma nova perspectiva nesta fase da vida. Me sinto muito acolhida pelas professoras, que dão todo o apoio que preciso para aprender e finalizar a formação. Voltei a estudar depois de muitos anos para poder ajudar as pessoas. Após a conclusão do ensino médio, pretendo me profissionalizar e utilizar a futura profissão para fazer o bem ao próximo e de forma gratuita”, conta Noemi.

Para essa segunda turma, serão oferecidas mais de 1.600 vagas. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão do Ensino Médio com qualificação profissional.