As escolas interessadas em se inscrever para participar da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) têm até o dia 31 para confirmar participação. As inscrições devem ser feitas pelo site www.obmep.org.br. A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio do estimulo do ensino da matemática através de competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, entre alunos de escolas das redes públicas e privadas.
A novidade da edição 2017 da olimpíada é que a competição será aberta também para a participação de escolas da rede privada. A inscrição para as escolas públicas é gratuita. Já as escolas privadas só poderão se inscrever mediante pagamento da taxa mínima de R$ 100,00, que corresponde à inscrição de até 25 alunos. Para as inscrições adicionais, será acrescido o valor de R$ 4,00 (quatro reais) por aluno, conforme regulamento disponível em http://www.obmep.org.br/regulamento.htm.
A competição que é dividida em três níveis: o nível 1 – para os estudantes do 6º e do 7º anos do ensino fundamental; nível 2 – para estudantes do 8º e do 9º anos do ensino fundamental; e nível 3 – destinado a estudantes de todos os anos do ensino médio é dirigida aos alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação será realizada em duas fases. A primeira será na própria escola no dia 06 de junho. Posteriormente, os estudantes com melhor desempenho estarão classificados para a segunda fase, que terá provas em 14 de setembro.
Os medalhistas terão o direito de participar, no próximo ano, do Programa de Iniciação Científica, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A forma de participação dos alunos no Programa de Iniciação Científica está estabelecida no Regulamento da competição.