Palmas – Foto – Regiane Rocha

O Tocantins começou 2021 com o pé direito no balanço de registro empresarial. Em janeiro de 2020, quando ainda o mundo não enfrentava uma pandemia, o Estado teve 1735 empresas abertas. Já no ano atual, mesmo com todas as dificuldades impostas pela Covid-19, houve um aumento: 2432 aberturas empresariais. Foram 697 novos registros em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Os dados divulgados pela Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) mostram que as medidas do Governo do Estado para proteger a economia dos impactos causados pela pandemia estão gerando resultados. O balanço positivo do primeiro mês deste ano segue a tendência de melhora registrada no ano anterior. Em 2020 menos empresas foram fechadas em comparação ao ano de 2019.

Presidente da Jucetins, Thaís Coelho, ressalta as medidas do Governo para o aumento da abertura de novas empresas – Foto – Philipe Ramos

De acordo com a presidente da Jucetins, Thaís Coelho, as perspectivas para 2021 são animadoras. “O governador Mauro Carlesse não hesitou em tomar as medidas necessárias para combater o vírus e proteger o desenvolvimento econômico do Estado. Isso está fazendo a diferença neste momento. Contra números não há argumentos: o Tocantins consegue atravessar muito bem este momento de dificuldade mundial e novas oportunidades estão sendo geradas para empreendedores”, afirma a presidente.

 

Principais atividades econômicas

 

Em janeiro, as 5 atividades econômicas que mais registraram aumento de novas empresas foram, na ordem: comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios; promoção de vendas; minimercados, mercearias e armazéns; comércio varejista de bebidas; e cabeleireiros, manicure e pedicure.

 

Ranking das cidades

 

As 5 cidades que mais registraram novas empresas:
1 – Palmas: 815 empresas
2 – Araguaína: 322
3 – Gurupi: 152
4 – Porto Nacional: 120
5 – Paraíso: 104
Por Philipe Ramos/Ascom Jucetins