Estudantes, ambientalistas e representantes de entidades ligadas ao meio ambiente fizeram uma manifestação no entornos dos rios que abastecem Palmas. O ato chamado de ‘Abraço ao Taquaruçu’ ocorreu no distrito de Taquaruçu. Eles pediram mais consciência e fiscalização dos órgãos ambientais.


Os participantes percorreram cerca de 70 quilômetros entre Palmas e o distrito. Com faixas e cartazes, passaram pelas nascentes e pediram mais proteção.


A bacia do Taquaruçu é formado pelos córregos Taquaruçuzinho, São Silvestre, Marmelada, Macacão e Taquaruçu Grande e tem uma grande importância pois é responsável por 70% do abastecimento de água potável de Palmas. Mas segundo ambientalistas, está ameaçado por contaminação de agrotóxicos, desmatamento ilegal, ocupação desordenada, queimadas e uso inadequado.


O abraço simbólico à bacia do Taquaruçu é também uma oportunidade para os participantes aproveitarem as belezas e encantos da região, que possui cachoeiras, nascentes, córregos e diversidade de fauna e flora.
Durante a manifestação, o grupo também fez dinâmicas que envolveram um canto indígena. O objetivo foi conectar mais com os córregos e sentir a importância dele.