Chuvas em Palmas – Foto – Defesa Civil
Lucas Eurilio
Todo tocantinense adora uma chuva, isso não é novidade nenhuma. Por conta das altas temperaturas registradas no Tocantins durante o período de seca, toda água que cai do céu, é bem-vinda!
No entanto, o Estado inicia agora um outro periodo, mas o de mudança das chuvas para a estiagem. Sim… vai começar a água quente nas torneiras, no chuveiro, na mangueira, levantar várias vezes durante a noite para um banho – e não adiantar – não tem como escapar dos dias escaldantes.
Nem com três ventiladores…
Mas ainda vai ter chuva no Tocantins?
SIM!
Nossa reportagem conversou nesta quarta-feira, 24, com o coordenador do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins, José Luíz Cabral.
Ele disse que o início das chuvas foi irregular no Tocantins, com isso, as colheitas foram afetadas em algumas regiões do Tocantins.
“Com o início das chuvas irregulares e mal distribuídas, isso agora tem trazido problemas com as colheitas em algumas regiões do Estado. O fato é que essa sazionalidade, ela é marcante, ela é cruel, então, a partir agora de março, entra o período de transição e as chuvas devem reduzir”, explicou.
José Luíz explicou também que a partir de agora, regiões que ficam mais ao nrote terão chuvas acima da média, mas o centro-sul, começa a ficar mais seco.
“Do ponto de vista meteorológico , o padrão fica bem definido e divide o Tocantins em duas regiões. Nas regiões mais ao norte deveremos ter chuvas ainda a cima da média, já nas regões mais abaixo, no centro-sul fica mais seco, mas isso não quer dizer que as chuvas devem cessar agora. Então, do posto de vista climatológico, as condições meterológicas seguem dentro do esperado. A tendência agora é que as temperaturas já comecem a subir”, ressaltou.
Conforme o Climatempo, há 5% previsão de chuva em Palmas e a umidade do ar está em 52%, um pouco abaixo do recomendado – 60% a 80% – pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Beba água – HIDRATE-SE!